dc.contributor.advisor | Maraschin, Mariglei Severo | |
dc.creator | Koch, Betânia Budke | |
dc.date.accessioned | 2017-09-28T11:44:42Z | |
dc.date.available | 2017-09-28T11:44:42Z | |
dc.date.issued | 2014-12-06 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11772 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | The present study aims to investigate the process of elaboration , implementation and applicability of Procedure School and political-pedagogical project of a State Institute of Education of the City of Ibirubá , RS. For this we used the bibliographic method, qualitative research and documentary analysis. This research is justified since in the research environment, there is great controversy and a movement in favor of changing the normative documents of the school. For both authors as LIBÂNEO (2001), LÜDKE e ANDRÉ (1986), PIMENTEL (2001), SAVIANI (1997, 2008), VEIGA (1996, 1993, 2001. 2004), RIBEIRO (2007), VASCONCELOS (2000) were used as guiding this research. The data that supported the study were collected through document analysis and questionnaires to public school teachers in the city of Ibirubá, RS .. Undergoing qualitative analysis, the results revealed the eagerness of teachers per school regulations and changes in the political project –teachigs. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Documentação escolar | por |
dc.subject | Regimento escolar | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | Documentation school | eng |
dc.subject | Political project | eng |
dc.subject | Taching | eng |
dc.subject | School regulations | eng |
dc.title | As contribuições da gestão para a construção dos documentos normativos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo tem por objetivo investigar o processo de elaboração, execução e aplicabilidade do Regimento Escolar e Projeto Político-Pedagógico de um Instituto Estadual de Educação da cidade de Ibirubá, RS. Para isso utilizou-se o método bibliográfico, a pesquisa qualitativa e análise documental. Esta pesquisa justifica-se uma vez que no ambiente de pesquisa, existe uma grande polêmica e um movimento a favor da alteração dos documentos normativos da escola. Para tanto, foram utilizados autores como LIBÂNEO (2001), LÜDKE e ANDRÉ (1986), PIMENTEL (2001), SAVIANI (1997, 2008), VEIGA (1996, 1993, 2001. 2004), RIBEIRO (2007), VASCONCELOS (2000) como norteadores desta pesquisa. Os dados que embasaram o trabalho foram coletados mediante análise documental e aplicação de questionários a professores da escola pública da cidade de Ibirubá, RS. Submetidos à análise qualitativa, os resultados obtidos permitiram constatar o desejo dos educadores por mudanças no regimento escolar e projeto político-pedagógico. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |