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dc.contributor.advisorMaraschin, Mariglei Severo
dc.creatorKoch, Betânia Budke
dc.date.accessioned2017-09-28T11:44:42Z
dc.date.available2017-09-28T11:44:42Z
dc.date.issued2014-12-06
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/11772
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe present study aims to investigate the process of elaboration , implementation and applicability of Procedure School and political-pedagogical project of a State Institute of Education of the City of Ibirubá , RS. For this we used the bibliographic method, qualitative research and documentary analysis. This research is justified since in the research environment, there is great controversy and a movement in favor of changing the normative documents of the school. For both authors as LIBÂNEO (2001), LÜDKE e ANDRÉ (1986), PIMENTEL (2001), SAVIANI (1997, 2008), VEIGA (1996, 1993, 2001. 2004), RIBEIRO (2007), VASCONCELOS (2000) were used as guiding this research. The data that supported the study were collected through document analysis and questionnaires to public school teachers in the city of Ibirubá, RS .. Undergoing qualitative analysis, the results revealed the eagerness of teachers per school regulations and changes in the political project –teachigs.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestãopor
dc.subjectDocumentação escolarpor
dc.subjectRegimento escolarpor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectManagementeng
dc.subjectDocumentation schooleng
dc.subjectPolitical projecteng
dc.subjectTachingeng
dc.subjectSchool regulationseng
dc.titleAs contribuições da gestão para a construção dos documentos normativospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tio Hugo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo investigar o processo de elaboração, execução e aplicabilidade do Regimento Escolar e Projeto Político-Pedagógico de um Instituto Estadual de Educação da cidade de Ibirubá, RS. Para isso utilizou-se o método bibliográfico, a pesquisa qualitativa e análise documental. Esta pesquisa justifica-se uma vez que no ambiente de pesquisa, existe uma grande polêmica e um movimento a favor da alteração dos documentos normativos da escola. Para tanto, foram utilizados autores como LIBÂNEO (2001), LÜDKE e ANDRÉ (1986), PIMENTEL (2001), SAVIANI (1997, 2008), VEIGA (1996, 1993, 2001. 2004), RIBEIRO (2007), VASCONCELOS (2000) como norteadores desta pesquisa. Os dados que embasaram o trabalho foram coletados mediante análise documental e aplicação de questionários a professores da escola pública da cidade de Ibirubá, RS. Submetidos à análise qualitativa, os resultados obtidos permitiram constatar o desejo dos educadores por mudanças no regimento escolar e projeto político-pedagógico.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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