Blog como extensão da sala de aula: estreitando os laços entre escola e comunidade
Abstract
A comunicação entre a escola e sua comunidade pode ser potencializada a
partir do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC. Neste
artigo, o objetivo é apresentar o blog escolar como estratégia e recurso, visando a
construção de uma aprendizagem significativa, que permite uma maior participação
da família diante do que os alunos estão aprendendo na escola. Como suporte para
um projeto semanal, oferecido aos alunos de uma escola de ensino fundamental, o
blog antecipa o planejamento e apresenta os conteúdos trabalhados no projeto.Dessa forma, os alunos podem chegar nas aulas com seus conhecimentos prévios
mais organizados, assim como, compartilhar suas aprendizagens com suas famílias
depois das aulas. Porém, foi observado que para que o blog seja usado em todo o
seu potencial de ensino-aprendizagem, é preciso investir na alfabetização digital nas
escolas de ensino fundamental, oferecendo à comunidade escolar estratégias que
possibilitem a inclusão digital.
Collections
The following license files are associated with this item: