• Processos investigativos em educação I 

      Camargo, Odete Magalhães de (2005)
      O campo científico é um caminho de possibilidades e revelações. Para aprofundar nas diretrizes teóricas que emolduram a história da ciência, foi organizada uma abordagem evolutiva do conhecimento científico. Esse percurso ...
    • Fundamentos da Educação Especial I 

      Rampelotto, Elisane Maria; Casarin, Melânia de Melo; Freitas, Soraia Napoleão (2005)
      Nesta disciplina, temos como objetivos proporcionar ao aluno: conhecimentos teórico-práticos sobre a educação especial no mundo e no Brasil, a compreensão das necessidades educacionais especiais na escola e a contextualização ...
    • Produção midiática para educação 

      Mielniczuk, Luciana Pellin; Matos, Danúbia; Marques, Iuri Lammel (2005)
      O conteúdo da disciplina está dividido em quatro unidades e em cada uma delas você aprenderá noções básicas que lhe ajudarão a produzir um pequeno jornal, um vídeo um programa de rádio ou, até mesmo um sítio para a internet. ...
    • Políticas públicas e gestão na educação básica 

      Dutra, Claudio Emelson Guimarains; Souza, Eveline Pasqualin (2005)
      A disciplina Políticas Públicas e Gestão na Educação Básica (PPGEB) é de grande importância na constituição do arcabouço de conhecimentos necessários para a formação do futuro educador. Essa relevância acontece porque, ...
    • Língua, cultura e identidade 

      Lunardi, Márcia Lise; Kraemer, Graciele Marjana (2005)
      A disciplina de Língua, Cultura e Identidade vem abordar a relação entre as dinâmicas sociais a partir das representações mediadas pela língua acerca da cultura e da identidade dos sujeitos. Na primeira unidade, são ...
    • Informática na educação especial 

      Marostega, Vera Lucia; Alles, Elisiane Perufo; Silva, Angelise Fagundes da; Azzolin, Marta (2005)
      Esta disciplina tem como objetivo fundamental oportunizar estudos e construir conhecimentos acerca da informática na educação especial, e refletir sobre o papel do professor e sua formação quanto ao uso do computador no ...
    • Diferentes representações da língua 

      Lunardi, Márcia Lise; Marostega, Vera Lúcia; Kraemer, Graciele Marjana (2005)
      O contexto social que permeia as relações interpessoais a partir dos sistemas educacional, político e econômico de um repertório social constituído pelo multiculturalismo, encontra-se diretamente atrelado às representações ...
    • Didática 

      Terrazan, Eduardo A.; Kist, Liane Batistela; Pagliarini, Thais Ribeiro (2005)
      Nesta disciplina, temos como objetivos identificar e articular as dimensões humana, técnica e político-social que envolvem a compreensão do processo ensino-aprendizagem. Além disso, analisar e utilizar os pressupostos ...
    • Fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos da educação II 

      Fontana, Hugo Antonio (2005)
      Esta disciplina organiza-se com leituras e atividades. Para o desenvolvimento das atividades são imprescindíveis a leitura e o estudo do conteúdo (inclusive as leituras complementares indicadas); a elaboração de sínteses ...
    • Fundamentos neuropsicológicos da aprendizagem 

      Damilano, José Luiz Padilha (2005)
      Nesta disciplina, o aluno terá a oportunidade de analisar os principais mecanismos neuropsicológicos responsáveis pelo processo da aprendizagem, ressaltando que a Neurociência é um dos campos do conhecimento que mais tem ...
    • Psicologia da educação II 

      Meurer, Ane Carine; Costas, Fabiane Adela Tonetto; Marquezan, Lorena Inês Peterini; Silva, Angelise Fagundes da; Azzolin, Marta (2005)
      Nesta disciplina, vamos trabalhar com a formação da personalidade e sua implicação nos processos educacionais. Para tanto, serão conhecidos alguns de seus principais teóricos, seu precursor Freud e a psicanálise e alguns ...
    • Fundamentos da educação especial II 

      Damilano, José Luiz Padilha; Rampelotto, Elisane Maria; Casarin, Melânia de Melo; Freitas, Soraia Napoleão (2005)
      Nessa disciplina, esperamos que o aluno conheça alguns aspectos importantes da surdez, do transtorno de aprendizagem e do déficit cognitivo. Também que compreenda as características e a importância dos modelos de atendimento ...
    • Psicologia da Educação I 

      Meurer, Ane Carine; Costas, Fabiane Adela Tonetto; Marquezan, Lorena Inês Peterini (2005)
      Muitos estudiosos estiveram envolvidos em várias pesquisas, o que fez com que suas "descobertas" se transformassem em teorias e diferenciassem-se de acordo com o tempo. Assim, houve pesquisadores que pensavam de uma forma ...
    • Processos investigativos em educação II 

      Padoin, Maria Medianeira; Junior, João Julio Gomes dos Santos (2005)
      A proposta deste trabalho é propiciar um diálogo com a teoria básica do conhecimento científico e sua construção através da pesquisa. Por isso, perguntamos: você sabia que a pesquisa possui vários âmbitos, inclusive faz ...
    • Fundamentos da leitura e escrita 

      Melo, Regina Maria (2005)
      A disciplina de Fundamentos da Leitura e Escrita tem como propósito oferecer aos alunos a análise de diferentes aportes teóricos a respeito da temática da alfabetização. Busca-se, através de textos, reflexões e análises, ...
    • Metodologia do ensino de ciências naturais e suas tecnologias 

      Bagetti, Aline; Grabauska, Claiton José; Bastos, Fábio da Purificação de; Abegg, Ilse; Alberti, Taís Fim (2005)
      A disciplina "Metodologia do Ensino de Ciências Naturais" integra conhecimentos científico-tecnológicos. Este material didático escrito foi elaborado tendo em mente que, em média, duas páginas implicam uma hora de estudo ...
    • Metologia do ensino da língua portuguesa I 

      Siluk, Ana Cláudia Pavão; Monari, Jane Dalla Corte; Azzolin, Marta; Leke, Ana Paula Bopp; Stefanello, Carla Marli Adiers (2005)
      Ao desenvolver um livro didático para a disciplina de Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa do Curso de Graduação a distância de Educação Especial, procura-se apresentar, seguindo a proposta da disciplina, conteúdos ...
    • Processos investigativos em educação III 

      Padoin, Maria Medianeira; Junior, João Gomes dos Santos (2005)
      O livro texto trará as orientações básicas da metodologia e estrutura dos trabalhos acadêmicos que se desenvolverão no decorrer do curso de Graduação em Educação Especial, como relatório de pesquisa, relatório de participação ...
    • Matemática e educação escolar I 

      Nogueira, Clélia Maria Ignatius; Andrade, Doherty (2005)
      Após essa primeira disciplina da área de Matemática, o aluno será capaz de organizar situações didáticas para o ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e refletir sobre elas. Para isso, serão consideradas ...
    • Psicologia da educação III 

      Meurer, Ane Carine; Costas, Fabiane Adela Tonetto; Marquezan, Lorena Inês Peterini (2005)
      O objetivo desta disciplina de Psicologia da Educação III é conhecer e identificar as principais teorias interacionistas e seus aportes nos processos de aprendizagem e desenvolvimento, assim como nas ações pedagógicas. ...

      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.