• Fundamentos da agroecologia 

      Blume, Elena; Reiniger, Lia (2007)
      Na disciplina de Fundamentos de Agroecologia, serão estudados conceitos e princípios de ecologia necessários para a compreensão da agroecologia. Esses conceitos serão discutidos comparando os ecossistemas naturais e a ...
    • Fundamentos da Leitura e Escrita 

      BOLZAN, Doris Pires Vargas; POWACZUK, Ana Carla Hollweg (2022)
      Este caderno didático foi organizado para subsidiar teus estudos e aprofundamentos que serão desenvolvidos na disciplina de Fundamentos da Leitura e Escrita, do curso de Educação Especial da Universidade Aberta do Brasil ...
    • História do Ensino Religioso no Brasil 

      Borin, Luiz Claudio (2018)
      Este material busca mergulhar em busca de águas mais cristalinas para entender o Ensino Religioso no nosso país. Durante muitos anos, essa disciplina escolar não atingiu o status que pôde, pois sabemos a sua potencialidade ...
    • Sociolinguística 

      Borin, Maísa Augusta (2010)
      A disciplina de Sociolingüística tem como principais objetivos a identificação de conceitos, o reconhecimento das principais correntes de estudos e de pesquisa da disciplina. Também são objetivos a contextualização das ...
    • Psicolinguística 

      Borin, Maísa Augusta (2010)
      A disciplina de Psicolinguística será dividida em unidades de trabalho, conforme descrição a seguir. Destacamos que esta divisão tem por objetivo nortear o desenvolvimento da disciplina como um todo, o que não significa ...
    • Tópicos especiais em religião I 

      Borin, Marta Rosa (2019)
      Com este material didático, apresentamos os conceitos operacionais e normativos do campo religioso do mundo ocidental e alguns elementos para a compreensão da história das religiões ocidentais. Também buscamos analisar a ...
    • Sociologia da educação II 

      Brancher, Vantoir Roberto (2010)
      A disciplina de Sociologia II, a partir dos fundamentos sociológicos, pretende contribuir com um olhar ao fazer social contemporâneo. Para tal, na Unidade A: Sociologia: Uma Introdução, problematizamos a importância dessa ...
    • Seminário integrador I 

      Brandão, Janaína Balk; Guimarães, Gisele Martins (2018)
      Por meio da disciplina Seminário Integrador I espera-se que o aluno consiga refletir interdisciplinarmente, utilizando os conhecimentos obtidos até o momento no Curso de Educação do Campo. A primeira parte do material ...
    • Políticas públicas na educação especial 

      Breitenbach, Fabiane Vanessa (2017)
      A disciplina de “Políticas Públicas na Educação Especial” é dividida em três unidades didáticas: Unidade 1) Documentos internacionais e as influências na produção das políticas públicas de Educação Especial no Brasil; ...
    • Educação mediada por tecnologias no ensino superior: práticas e pesquisas 

      Brenner, Carmen Eloísa Berlote; Cargnelutti, Camila Marchesan; Segalla, Juliana Facco; Urrutia, Keila de Oliveira (2020)
      Por meio da publicação desse e-book, busca-se ampliar o acesso a esses estudos e pesquisas, alcançando um número maior de estudantes, profissionais e instituições. Com isso, através desse recurso educacional aberto, ...
    • Educação a distância na UFSM: histórias e perspectivas 

      Brenner, Carmen Eloísa Berlote; Cargnelutti, Camila Marchesan; Segalla, Juliana Facco; Urrutia, Keila de Oliveira (2021)
      Com o objetivo de documentar o percurso da Educação a Distância (EaD) na UFSM, a Coordenadoria de Tecnologia Educacional - CTE/UFSM propôs às coordenações, professores, tutores e estudantes a elaboração deste e-book, com o ...
    • Psicologia da Educação III 

      BRIDI FILHO, César Augusto Nunes (2018)
      Este material didático corresponde ao terceiro módulo de Psicologia da Educação e conclui as etapas destinadas ao estudo formal no campo da Psicologia. Em sua primeira unidade mostra dois grandes ramos do pensamento ...
    • Psicologia da Educação I 

      BRIDI FILHO, César Augusto Nunes (2017)
      No campo da Educação Especial, muitas áreas do conhecimento foram auxiliando a construir o aporte teórico que sustenta as ações e reflexões neste campo. Uma das áreas que sempre esteve presente foi a Psicologia. A Psicologia ...
    • Psicologia da Educação II 

      Bridi, Cesar (2017)
      O livro didático, a ser estudado na disciplina de Psicologia da Educação II, explora uma temática específica da psicologia e seu relacionamento com a aprendizagem. Vários são os aspectos teóricos que compõe a área do ...
    • Estágio supervisionado 

      Cabral, Sara Regina Scotta (2010)
      O aluno de Letras – Português e Literaturas, que está iniciando uma nova fase de seu curso de formação de professores: a etapa dedicada às práticas de ensino, período em que começará a vivenciar a realidade das escolas nas ...
    • Manual do estágio 

      Cabral, Sara Regina Scotta (2010)
      O Estágio Supervisionado nos cursos de formação dos professores foi concebido pela legislação como um componente curricular cuja essência é a atividade prática em ambientes educacionais. O estágio constitui o momento em ...
    • Estágio supervisionado II 

      Cabral, Sara Regina Scotta (2010)
      A disciplina de Estágio supervisionado II, prevê a prática de língua portuguesa em sala de aula, diretamente com os alunos de ensino fundamental. Está dividida em 4 unidades, na Unidade 1, Contextualização do estágio ...
    • Manual do estágio II 

      Cabral, Sara Regina Scotta (2010)
      O Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação a Distância, Licenciatura Plena, em Letras – Português e Literaturas prevê que o Estágio Supervisionado II seja realizado no sexto semestre e tenha a duração de 105 horas. ...
    • Guia para elaboração do relatório de estágio 

      Cabral, Sara Regina Scotta (2011)
      O Projeto Pedagógico do Curso de Graduação a Distância, Licenciatura Plena, em Letras – Português e Literaturas prevê que o Estágio Supervisionado no Ensino Médio II seja realizado em Literatura Brasileira no oitavo semestre ...
    • Manual do estágio curricular supervisionado no ensino médio I 

      Cabral, Sara Regina Scotta (2011)
      O Projeto Pedagógico do Curso de Graduação a Distância, Licenciatura Plena, em Letras - Português e Literaturas prevê que o Estágio Supervisionado no Ensino Médio I seja realizado no sétimo semestre e tenha a duração de ...