• Panorama de Literatura Espanhola 

      Ourique, João Luís Pereira (2010)
      Através deste livro-texto, é possível ter uma visão histórico-cultural da literatura espanhola, de forma sintética, mas apontando características que facilitarão o entendimento e a perspectiva crítica das obras que serão ...
    • Partidos e legislativos no Brasil 

      Muller, Gustavo (2013)
      O objetivo dessa disciplina é capacitar o aluno a ministrar disciplinas no ensino médio que façam uma abordagem das questões relacionadas aos partidos políticos e ao funcionamento do legislativo brasileiro no âmbito da ...
    • Pesquisa e tratamento dos arquivos 

      Garcia, Olga Maria Correa (2007)
      A disciplina Pesquisa e Tratamento dos Arquivos faz parte da estrutura curricular do Curso de Pós-Graduação - Especialização a Distância - Gestão de Arquivos, com uma carga horária total de 30 horas/aula, correspondendo a ...
    • Pesquisa em Educação 

      Lazzarin, Luís Fernando (2017)
      Os objetivos da unidade são: (I) reconhecer e aplicar as principais metodologias de pesquisa às temáticas da Educação e (II) construir um projeto de pesquisa para servir de subsídio para o desenvolvimento do trabalho de ...
    • Pesquisa em educação 

      Reginatto, Andréa (2010)
      A disciplina de Pesquisa em Educação, apresenta as atividades da disciplina, propondo a leitura de um texto de Tom Coelho cujo título já é motivo de reflexão. Também o texto de Camila Felix sobre a obra A Arte de Pesquisar, ...
    • Pesquisa em educação I: metodologia científica 

      Ferreira, Liliana Soares (2009)
      Neste componente, o aluno estudará temas e questões relativas à metodologia científica aplicada à área da educação. A pedagoga/o pedagogo, independentemente do âmbito em que se realiza sua atuação, precisa compreender os ...
    • Planejamento paisagístico ambiental 

      Reichert, José Miguel; Minella, Jean Paolo Gomes (2010)
      A disciplina Planejamento Paisagístico Ambiental tem como objetivo demonstrar e discutir como o espaço físico pode ser separado para o estudo dos componentes da paisagem. Já que para estudar a paisagem é preciso definir a ...
    • Políticas e gestão das modalidades educativas 

      Mallmann, Elena Maria (2010)
      Esta disciplina será desenvolvida com uma carga horária de sessenta (60) horas. O objetivo central é conhecer e compreender as principais políticas públicas dessas modalidades, tendo em vista as competências necessárias ...
    • Políticas públicas e a gestão da informação arquivística 

      Castanho, Denise Molon (2008)
      Esta disciplina tem como objetivo a atualização de teorias e práticas relacionadas às políticas públicas e à gestão da informação arquivística ampliando conhecimentos nesta área. O conteúdo da disciplina está dividido em ...
    • Políticas públicas e gestão da educação básica A 

      Dutra, Claudio Emelson Guimarains (2016)
      Para compreender o desenvolvimento do sistema educacional brasileiro, torna-se importante o resgate histórico da formação política, cultural e econômica que influenciou a atual estrutura da nossa educação. Por isso, ...
    • Políticas públicas e gestão escolar 

      Krum, Myrian Cunha (2007)
      A disciplina de Políticas Públicas e Gestão Escolar tem como objetivo compreender as relações entre as políticas educacionais e as políticas do macrossistema econômico. As políticas públicas são determinadas pelo Estado e ...
    • Políticas públicas e gestão na educação básica 

      Dutra, Claudio Emelson Guimarains (2013)
      A disciplina Políticas Públicas e Gestão na Educação Básica é de enorme importância na constituição do arcabouço de conhecimentos necessários para a formação do futuro educador. Essa relevância acontece porque, para atuar ...
    • Políticas públicas e gestão na educação básica 

      Dutra, Claudio Emelson Guimarains; Souza, Eveline Pasqualin (2005)
      A disciplina Políticas Públicas e Gestão na Educação Básica (PPGEB) é de grande importância na constituição do arcabouço de conhecimentos necessários para a formação do futuro educador. Essa relevância acontece porque, ...
    • Políticas públicas na educação básica 

      Pereira, Sueli Menezes (2007)
      A disciplina de Políticas Públicas na Educação Básica tem como objetivo evidenciar as etapas da organização da educação no país, tendo nos interesses políticos, econômicos e sociais a sua base de sustentação, o que se ...
    • Políticas públicas na educação especial 

      Breitenbach, Fabiane Vanessa (2017)
      A disciplina de “Políticas Públicas na Educação Especial” é dividida em três unidades didáticas: Unidade 1) Documentos internacionais e as influências na produção das políticas públicas de Educação Especial no Brasil; ...
    • Português 

      Luiz, Ercília Maria de Moura Garcia; Souza, Sandra Elisa Réquia (2017)
      Este material didático oportuniza o estudo de elementos importantes para a construção de um bom texto. Esperamos aguçar a imaginação, informar conhecimentos sobre a nossa língua, contribuir para aflorar emoções, estimular ...
    • Pragmática do português 

      Richter, Marcos (2010)
      A disciplina de Pragmática do Português está dividida em 16 aulas. A aula 1, Conceito de pragmática. Contexto. A aula 2, Referência, dêixes e anáfora. A aula 3, Referência e descrições definidas. A aula 4, Referência e ...
    • Princípios da agroecologia 

      Reiniger, Lia Rejane Silveira; Wizniewsky, José Geraldo; Kaufmann, Marielen Priscila (2017)
      A disciplina Princípios de Agroecologia tem como objetivo compreender os princípios e bases da Agroecologia, enquanto campo de conhecimento científico, e considerar que a implementação de sistemas de produção de base ...
    • Princípios de conservação 

      Dorneles, Lucio Strazzabosco (2013)
      Na primeira unidade, Trabalho e Energia, iremos estudar em detalhe um tipo de energia que tem um papel muito importante na nossa vida: a energia do movimento, ou energia cinética. Na segunda unidade, Conservação da Energia. ...
    • Princípios e concepções da educação do campo 

      Viero, Janisse; Medeiros, Liziany Muller (2018)
      As linhas que seguem buscam promover situações nas quais seja possível debater e refletir acerca da trajetória da Educação do Campo, seus princípios e suas concepções. Neste sentido, este material está dividido da seguinte ...

      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.