Itens para a visualização no momento 286-305 of 313

    • Saberes Sociais e Tradicionais na Educação do Campo 

      Germani, Alessandra Regina Müller (2020)
      A disciplina Saberes sociais e tradicionais na Educação do Campo tem como objetivos: proporcionar aos acadêmicos discussões que lhes permitam saber mais sobre a hegemonização do conhecimento e a modernização da agricultura; ...
    • Semântica do português 

      Silveira, Verli Fátima Petri da (2009)
      A disciplina de Semântica do Português, como o nome já diz, deve privilegiar os aspectos semânticos, tratando dos processos de produção dos sentidos. O objetivo principal é o de conduzir reflexões sobre a língua e o ...
    • Seminário integrador I 

      Brandão, Janaína Balk; Guimarães, Gisele Martins (2018)
      Por meio da disciplina Seminário Integrador I espera-se que o aluno consiga refletir interdisciplinarmente, utilizando os conhecimentos obtidos até o momento no Curso de Educação do Campo. A primeira parte do material ...
    • Seminário integrador II 

      Silva, Juliane Paprosqui Marchi da; Medeiros, Liziany Muller; Camillo, Cíntia Moralles (2019)
      O material didático que se apresenta, intitulado Seminário Integrador II, tem o intuito de servir como subsídio para as reflexões feitas nas diversas disciplinas que compõem o terceiro semestre do curso de Licenciatura em ...
    • Shantala: a técnica que visa à qualidade de vida do bebê 

      Cavalheiro, Andriele dos Santos; Zanella, Ângela Kemel (2023)
      Material elaborado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II, do curso de Fisioterapia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), sob a orientação da Professora Daíse Raquel Maldaner (2020) e adaptado para ...
    • Sintaxe do Português 

      Kessler, Magda Luiza (2010)
      A disciplina de Sintaxe do Português está dividida em 4 unidades. A unidade A, Noções gerais, os alunos vão estudar alguns aspectos gerais da gramática, tais como seu conceito e as abordagens mais conhecidas dos fatos ...
    • Sistemas agrários 

      Neumann, Pedro Selvino; Fialho, Marco Antônio Verardi (2009)
      Ao longo da disciplina de Sistemas Agrários, o objetivo é apresentar e instrumentalizar os alunos para melhor compreensão da dinâmica dos sistemas agrários. Para tanto, a disciplina apresenta os principais conceitos ...
    • Sistemas de informação para gestão educacional 

      Panno, Fernando; Senger, Igor; Franciscatto, Roberto; Silveira, Sidnei Renato (2020)
      Este livro foi desenvolvido para ser utilizado na disciplina de Sistemas de Informação para Gestão Educacional, do Curso de Licenciatura em Computação, ofertado pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), campus de ...
    • Sistemas de integração agropecuária 

      Quadros, Fernando Luiz Ferreira de; Silveira, Vicente Celestino Pires (2009)
      A disciplina de Sistemas de Integração Agropecuária, é uma disciplina aplicada, que procura discutir os conceitos e como integrá-los com suas aplicações práticas. Os objetivos gerais da disciplina podem ser sintetizados ...
    • Sistemas operacionais 

      Cunha, Guilherme Bernardino da; Preuss, Evandro; Macedo, Ricardo Tombesi (2017)
      A disciplina de Sistemas Operacionais objetiva capacitar os alunos quanto aos conhecimentos necessários para utilizar um computador, de modo a entender o funcionamento e a interface entre o hardware e o software proporcionada ...
    • Sociolinguística 

      Borin, Maísa Augusta (2010)
      A disciplina de Sociolingüística tem como principais objetivos a identificação de conceitos, o reconhecimento das principais correntes de estudos e de pesquisa da disciplina. Também são objetivos a contextualização das ...
    • Sociologia da educação 

      Trevisan, Tatiana Valéria (2013)
      A disciplina de Sociologia da Educação está dividida em 5 unidades. Na unidade A, A visão de sociologia da educação em Émile Durkheim tem o objetivo de identificar a construção histórico-social da disciplina de Sociologia ...
    • Sociologia da educação 

      Aukar, Paulo de Tarso Andrade (2008)
      A Sociologia da Educação, disciplina com carga horária de 60 horas/aula, agrega a formulação de teorias sobre o papel da educação nas sociedades humanas como um todo e em seus processos e organizações constitutivas parciais, ...
    • Sociologia da educação II 

      Brancher, Vantoir Roberto (2010)
      A disciplina de Sociologia II, a partir dos fundamentos sociológicos, pretende contribuir com um olhar ao fazer social contemporâneo. Para tal, na Unidade A: Sociologia: Uma Introdução, problematizamos a importância dessa ...
    • Sociologia fundamental clássica 

      Miranda, Luciano (2019)
      A disciplina de Sociologia Fundamental Clássica está dividida em 3 unidades. A Unidade 1 é desenvolvida com base nesse contexto. Na Subunidade 1.1, tem-se como objetivo a apresentação das origens da sociologia e, em especial, ...
    • Sociologia I 

      Sandalowski, Mari Cleise (2010)
      A disciplina de Sociologia I, tem como objetivo: Identificar os principais autores e teorias que contribuíram para a constituição da Sociologia como uma ciência autônoma a partir do século XIX; Conhecer as diferentes ...
    • Tecnologias da informação e comunicação aplicadas à educação 

      Welewicki, Hamilton de Godoy (2007)
      O componente curricular Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Educação (para simplificar, TICs), organizado como uma disciplina de 60 horas, tem como objetivos gerais: - apresentar as TICs, situando sua ...
    • Tecnologias da informação e da comunicação na educação especial 

      Menezes, Eliana da Costa Pereira de; Hermes, Simoni Timm (2017)
      Nesta unidade, o aluno estudará como a evolução científico-tecnológica na história da humanidade produziu uma nova racionalidade capaz de promover mudanças significativas nas formas de ser, pensar, fazer e relacionar-se ...
    • Teoria do conhecimento e epistemologia 

      Trevisan, Tatiana Valéria (2010)
      A disciplina de Teoria do Conhecimento e Epistemologia tem o objetivo de desenvolver a reflexão sobre os modos como conhecemos a realidade; Compreender as teorias filosóficas epistemológicas da antiguidade, do período ...
    • Teorias da educação 

      Camillo, Cíntia Moralles; Medeiros, Liziany Muller (2018)
      A teoria da educação estuda a educação como instrumento de equalização social e superação da marginalidade. Sociedade é concebida como harmoniosa. A marginalidade é um fenômeno acidental que afeta individualmente um número ...