• Psicologia das relações educacionais 

      Tonini, Andréa; Munhóz, Maria Alcione; Lunardi, Márcia Lise (2005)
      A disciplina Psicologia das Relações Educacionais visa fornecer, aos alunos do curso de Educação Especial, subsídios teóricos para a compreensão das problemáticas que envolvem as relações interpessoais, assim como a ...
    • Dificuldades de aprendizagem 

      Tonini, Andréa; Marquezan, Reinoldo (2005)
      Nesta disciplina temos como objetivo proporcionar a construção de conhecimentos sobre os fatores históricos, conceituais e terminológicos relativos às dificuldades para aprendizagem e sobre os fatores orgânicos e presentes ...
    • Alternativas metodológicas para o aluno com déficit cognitivo 

      Beyer, Hugo Otto (2005)
      Nesta disciplina, temos como objetivo proporcionar ao estudante a possibilidade de identificar e selecionar alternativas metodológicas de ensino para alunos com déficit cognitivo. Assim, na primeira unidade, nos deteremos ...
    • Psicologia da educação IV 

      Meurer, Ane Carine; Costas, Fabiane Adela Tonetto; Marquezan, Inês Peterini (2005)
      A Psicologia da Educação busca estudar a complexidade do ser humano no processo de constituição do indivíduo em especial a sua vivência na instituição educativa, procurando resolver o impasse provocado pelos limites de ...
    • Desenvolvimento linguístico e educação do surdo 

      Quadros, Ronice Muller de (2005)
      A disciplina Desenvolvimento Linguístico e Educação do Surdo objetiva introduzir os conhecimentos específicos relativos à língua de sinais brasileira e o seu desenvolvimento lingüístico na criança surda. A disciplina está ...
    • Educação e movimento humano 

      Palma, Luciana Erina; Almeida, Marcia Gonzalez Feijó; Agnolin, Daniela Ana (2005)
      Neste semestre, trabalharemos com a disciplina de Educação e Movimento Humano com carga horária de 60 horas/aula. As unidades serão organizadas através de leituras e atividades teórico-práticas. A avaliação dessas atividades ...
    • Jogo teatral e educação escolar 

      Nunes, Lúcia de Fátima Royes (2005)
      Em função da especificidade desta disciplina, foi preciso fazer algumas alterações quanto ao conteúdo. Conforme o programa, o conteúdo está dividido em dez unidades, mas, para um melhor entendimento seqüencial e porque ...
    • Alternativas metodológicas para o aluno surdo 

      Perlin, Gladis T.T. (2005)
      Esta disciplina objetiva introduzir os conhecimentos específicos relativos a algumas metodologias da educação de surdos constantes na diferente temporalidade. Para entender o discurso das metodologias utilizadas no ensino ...
    • Libras I 

      Silveira, Carolina Hessel; Cavalheiro, Fernanda (2005)
      Nesta disciplina, assim como nas demais, serão estudados assuntos pertencentes ao seu respectivo programa, porém a ementa referente a esta disciplina foi pensada e planejada anteriormente à reforma de conteúdos relacionados ...
    • Avaliação em educação especial 

      Munhóz, Maria Alcione; Casarin, Melânia de Melo; Kraemer, Graciele Marjana (2005)
      Ao discutir Avaliação em Educação Especial, vale ressaltar que estão constantemente presentes nas proposições educacionais os seguintes aspectos: "como fazer" a avaliação e "que caminhos traçar". É necessário partir da ...
    • Metodologia do ensino da geografia 

      Cassol, Roberto; Mussoi, Eunice Maria; Cirolini, Angélica; Mota, Patrícia Nascimento (2005)
      Esta disciplina tem como objetivo formar uma base metodológica em Geografia, que possibilite ao futuro educador uma formação intelectual direcionada ao entendimento das questões relacionadas ao espaço geográfico. O conteúdo ...
    • Matemática e educação escolar II 

      Neuenfeldt, Adriano Edo; Domingues, Cilce Agne; Kroning, Dulce (2005)
      Neste módulo, os estudos sobre a Unidade A - Números Racionais iniciam com uma abordagem inicial sobre números decimais, para posteriores estudos de cálculos e resoluções de problemas em atividades práticas envolvendo a ...
    • Ensino da língua portuguesa para surdos 

      Campello, Ana Regina e Souza (2005)
      A disciplina Ensino da Língua Portuguesa para Surdos (a letra inicial "S" aparece em letra maiúscula por questão cultural, política e identidade da comunidade Surda) tem como objetivo proporcionar a compreensão da significação, ...
    • Libras II 

      Silveira, Carolina Hessel; Cavalheiro, Fernanda (2005)
      Nesta disciplina, assim como as demais, serão estudados assuntos pertencentes ao seu respectivo programa, porém a ementa referente a esta disciplina foi pensada e planejada anteriormente à reforma de conteúdos relacionado ...
    • Metodologia do ensino de história 

      Pinto, Genivaldo Gonçalves (2005)
      A disciplina de História não está no contexto das mais atrativas pelos estudantes brasileiros e muito menos pelos pensadores responsáveis por difundir a educação neste país. Sua carga-horária é tímida e em muitos casos os ...
    • Metodologia do ensino da língua portuguesa II 

      Siluk, Ana Cláudia Pavão; Monari, Jane Dalla Corte; Azzolin, Marta (2005)
      A disciplina de Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa II, dá continuidade aos estudos realizados no semestre passado. Porém, de modo mais dinâmico, pois propõe um trabalho mais voltado ao estudo do texto e suas ...
    • Libras IV 

      Silveira, Carolina Hessel; Lima, Juliana Corrêa de (2006)
      Nesta disciplina, assim como nas demais, serão estudados assuntos pertencentes ao seu respectivo programa, porém a ementa referente a esta disciplina foi pensada e planejada anteriormente à reforma de conteúdos relacionados ...
    • Educação de jovens e adultos 

      Melo, Regina Maria (2006)
      A disciplina de Educação de Jovens e Adultos tem como propósito oferecer aos alunos a análise de diferentes aportes teóricos a respeito da temática da Educação de Jovens e Adultos. Busca-se através de textos, reflexões e ...
    • Educação musical 

      Figueiró, Cristiano Severo; Morales, Daniela dos Santos; Morales, Oscar Daniel (2006)
      Os conteúdos desta disciplina foram divididos em quatro unidades. Em cada uma delas, o aluno encontrará elementos da educação musical, com os quais poderá fazer música em diferentes espaços pedagógicos. Nestas, a idéia ...
    • Estágio supervisionado surdez 

      Rampelotto, Elisane Maria; Lunardi, Márcia Lise; Casarin, Melânia de Melo; Marostega, Vera Lucia (2006)
      Nesta disciplina, o aluno conhecerá os contextos de atuação pedagógica no campo da educação de surdos. Apresentaremos alguns fragmentos históricos que deram as condições de possibilidade para a institucionalização dos ...