• Descrição arquivística 

      Silva, Rosani Beatriz Pivetta da (2009)
      Este estudo será uma oportunidade para que você possa ter acesso a algumas considerações sobre o tema descrição. Neste sentido, serão criadas situações para facilitar a compreensão dos princípios e processo na Descrição ...
    • Desenvolvimento linguístico e educação do surdo 

      Quadros, Ronice Muller de (2005)
      A disciplina Desenvolvimento Linguístico e Educação do Surdo objetiva introduzir os conhecimentos específicos relativos à língua de sinais brasileira e o seu desenvolvimento lingüístico na criança surda. A disciplina está ...
    • Design gráfico 

      Matté, Volnei Antônio (2007)
      Os objetivos desta disciplina consistem em introduzir o aluno nas questões básicas relativas ao design gráfico, buscando com isso auxiliá-lo no desenvolvimento de materiais didáticos impressos. Os conteúdos a serem abordados ...
    • Dicas de escrita para professores autores 

      Cargnelutti, Camila Marchesan; Freitag, Felipe (2016)
      Essas dicas de escrita foram elaboradas pelo setor de revisão linguística instrucional da Equipe Multidisciplinar (UAB/UFSM) do Núcleo de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Santa Maria como maneira de ...
    • Didática 

      Terrazan, Eduardo A.; Kist, Liane Batistela; Pagliarini, Thais Ribeiro (2005)
      Nesta disciplina, temos como objetivos identificar e articular as dimensões humana, técnica e político-social que envolvem a compreensão do processo ensino-aprendizagem. Além disso, analisar e utilizar os pressupostos ...
    • Didática 

      Segat, Taciana Camera (2009)
      A disciplina de Didática do curso de Pedagogia tem como objetivo: compreender que a organização do trabalho pedagógico ou que os caminhos escolhidos pelo professor para o processo de ensino-aprendizagem revelam seus ...
    • Didática 

      Hermes, Rosméri; Hermes, Simoni Timm (2018)
      Esta disciplina tem como objetivos identificar e articular as dimensões humana, técnica e político-social que envolvem a compreensão do processo de ensino-aprendizagem; e contextualizar os pressupostos fundamentais relativos ...
    • Didática do ensino de espanhol 

      Fontana, Marcus Vinícius Liessem (2013)
      Na disciplina de Didática do Ensino de Espanhol, serão visto brevemente as teorias da aprendizagem, de modo que, mais adiante, quando forem estudar as abordagens de ensino de línguas, possam perceber quais teorias de ...
    • Didática do Português 

      Fuzer, Cristiane (2009)
      A disciplina de Didática do Português é composta por 5 unidades. A unidade A, Contexto educacional, nesta unidade o aluno vai ter acesso às principais informações sobre o sistema educacional vigente em nosso país. Terá ...
    • Didática Geral 

      Pereira, Adriana Soares; Franciscatto, Roberto; Shitsuka, Ricardo; Bertoldo, Sandra Regina Franciscatto (2019)
      Este livro apresenta uma visão crítica e teórica da prática docente e da vivência em sala de aula, bem como tem como proposta a compreensão da construção e a formação individual de cada docente dentro de um contexto de ...
    • Didática, currículo e trabalho pedagógico 

      Trevisan, Amarildo Luiz; Trevisan, Neiva Vieira (2018)
      A disciplina Didática, Currículo e Trabalho Pedagógico visa compreender e conhecer os pressupostos filosóficos, sociológicos e metodológicos implicados no currículo e na didática numa perspectiva histórico-crítica da ...
    • Diferentes representações da língua 

      Lunardi, Márcia Lise; Marostega, Vera Lúcia; Kraemer, Graciele Marjana (2005)
      O contexto social que permeia as relações interpessoais a partir dos sistemas educacional, político e econômico de um repertório social constituído pelo multiculturalismo, encontra-se diretamente atrelado às representações ...
    • Dificuldades de aprendizagem 

      Tonini, Andréa; Marquezan, Reinoldo (2005)
      Nesta disciplina temos como objetivo proporcionar a construção de conhecimentos sobre os fatores históricos, conceituais e terminológicos relativos às dificuldades para aprendizagem e sobre os fatores orgânicos e presentes ...
    • Economia política 

      Ilha, Adayr da Silva (2009)
      A disciplina de Economia Política visa capacitá-lo a dar os primeiros passos na análise e na percepção dos problemas econômicos, unindo o descobrimento com a arte de pensar (analisar). Estudar Economia Política ...
    • Educação a distância na UFSM: histórias e perspectivas 

      Brenner, Carmen Eloísa Berlote; Cargnelutti, Camila Marchesan; Segalla, Juliana Facco; Urrutia, Keila de Oliveira (2021)
      Com o objetivo de documentar o percurso da Educação a Distância (EaD) na UFSM, a Coordenadoria de Tecnologia Educacional - CTE/UFSM propôs às coordenações, professores, tutores e estudantes a elaboração deste e-book, com o ...
    • Educação assistida por tic's 

      Siluk, Ana Cláudia Pavão (2008)
      Esta disciplina tem como objetivo possibilitar aos professores bases teórico-práticas para a utilização das tecnologias da informação e de comunicação no trabalho docente. Para tanto, na primeira unidade, faz-se uma breve ...
    • Educação de jovens e adultos 

      Melo, Regina Maria (2006)
      A disciplina de Educação de Jovens e Adultos tem como propósito oferecer aos alunos a análise de diferentes aportes teóricos a respeito da temática da Educação de Jovens e Adultos. Busca-se através de textos, reflexões e ...
    • Educação e movimento humano 

      Palma, Luciana Erina; Almeida, Marcia Gonzalez Feijó; Agnolin, Daniela Ana (2005)
      Neste semestre, trabalharemos com a disciplina de Educação e Movimento Humano com carga horária de 60 horas/aula. As unidades serão organizadas através de leituras e atividades teórico-práticas. A avaliação dessas atividades ...
    • Educação e Questões Ambientais 

      Kaufmann, Marielen Priscila (2021)
      A disciplina Educação e Questões Ambientais tem como objetivo compreender e analisar a relação entre Educação e questões ambientais relativas à nossa Era. Alguns autores relatam a existência de uma crise socioambiental ...
    • Educação especial: processos de inclusão 

      Rampelotto, Elisane Maria; Rodrigues, Eliane de Oliveira; Albornoz, Estefania Brufão (2009)
      Como movimento social, a inclusão iniciou nos países desenvolvidos, na década de 80. No Brasil, começa na década de 90, com a propagação da declaração de salamanca, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação ...