• Sociologia da educação 

      Aukar, Paulo de Tarso Andrade (2008)
      A Sociologia da Educação, disciplina com carga horária de 60 horas/aula, agrega a formulação de teorias sobre o papel da educação nas sociedades humanas como um todo e em seus processos e organizações constitutivas parciais, ...
    • Alternativas metodológicas para o aluno com déficit cognitivo 

      Beyer, Hugo Otto (2005)
      Nesta disciplina, temos como objetivo proporcionar ao estudante a possibilidade de identificar e selecionar alternativas metodológicas de ensino para alunos com déficit cognitivo. Assim, na primeira unidade, nos deteremos ...
    • Sociologia da educação II 

      Brancher, Vantoir Roberto (2010)
      A disciplina de Sociologia II, a partir dos fundamentos sociológicos, pretende contribuir com um olhar ao fazer social contemporâneo. Para tal, na Unidade A: Sociologia: Uma Introdução, problematizamos a importância dessa ...
    • Seminário integrador I 

      Brandão, Janaína Balk; Guimarães, Gisele Martins (2018)
      Por meio da disciplina Seminário Integrador I espera-se que o aluno consiga refletir interdisciplinarmente, utilizando os conhecimentos obtidos até o momento no Curso de Educação do Campo. A primeira parte do material ...
    • Psicologia da Educação II 

      Bridi, Cesar (2017)
      O livro didático, a ser estudado na disciplina de Psicologia da Educação II, explora uma temática específica da psicologia e seu relacionamento com a aprendizagem. Vários são os aspectos teóricos que compõe a área do ...
    • Processos investigativos em educação I 

      Camargo, Odete Magalhães de (2005)
      O campo científico é um caminho de possibilidades e revelações. Para aprofundar nas diretrizes teóricas que emolduram a história da ciência, foi organizada uma abordagem evolutiva do conhecimento científico. Esse percurso ...
    • Teorias da educação 

      Camillo, Cíntia Moralles; Medeiros, Liziany Muller (2018)
      A teoria da educação estuda a educação como instrumento de equalização social e superação da marginalidade. Sociedade é concebida como harmoniosa. A marginalidade é um fenômeno acidental que afeta individualmente um número ...
    • Dicas de escrita para professores autores 

      Cargnelutti, Camila Marchesan; Freitag, Felipe (2016)
      Essas dicas de escrita foram elaboradas pelo setor de revisão linguística instrucional da Equipe Multidisciplinar (UAB/UFSM) do Núcleo de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Santa Maria como maneira de ...
    • Fundamentos da Educação Especial 

      Casarin, Melania de Melo (2007)
      A disciplina Fundamentos da Educação Especial, tem como objetivos proporcionar ao acadêmico conhecimentos teóricos sobre os fundamentos da educação especial no mundo e no Brasil, promover a compreensão das necessidades ...
    • Metodologia do ensino da geografia 

      Cassol, Roberto; Mussoi, Eunice Maria; Cirolini, Angélica; Mota, Patrícia Nascimento (2005)
      Esta disciplina tem como objetivo formar uma base metodológica em Geografia, que possibilite ao futuro educador uma formação intelectual direcionada ao entendimento das questões relacionadas ao espaço geográfico. O conteúdo ...
    • História da Educação 

      Cunha, Jorge Luiz da (2008)
      O objetivo principal da disciplina História da Educação é reconhecer a importância da cultura, da memória e da história nas concepções de História da Educação e da Educação em diversos tempos e espaços, considerando as ...
    • Fundamentos da educação especial II 

      Damilano, José Luiz Padilha; Rampelotto, Elisane Maria; Casarin, Melânia de Melo; Freitas, Soraia Napoleão (2005)
      Nessa disciplina, esperamos que o aluno conheça alguns aspectos importantes da surdez, do transtorno de aprendizagem e do déficit cognitivo. Também que compreenda as características e a importância dos modelos de atendimento ...
    • Políticas públicas e gestão na educação básica 

      Dutra, Claudio Emelson Guimarains; Souza, Eveline Pasqualin (2005)
      A disciplina Políticas Públicas e Gestão na Educação Básica (PPGEB) é de grande importância na constituição do arcabouço de conhecimentos necessários para a formação do futuro educador. Essa relevância acontece porque, ...
    • Pesquisa em educação I: metodologia científica 

      Ferreira, Liliana Soares (2009)
      Neste componente, o aluno estudará temas e questões relativas à metodologia científica aplicada à área da educação. A pedagoga/o pedagogo, independentemente do âmbito em que se realiza sua atuação, precisa compreender os ...
    • Introdução à pedagogia 

      Ferreira, Liliana Soares (2010)
      Neste material, o aluno estudará temas e questões relativas à Pedagogia. A pedagoga/ o pedagogo, independentemente do âmbito em que se realiza sua atuação, precisa compreender os vários significados e dimensões da área ...
    • Fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos da educação II 

      Fontana, Hugo Antonio (2005)
      Esta disciplina organiza-se com leituras e atividades. Para o desenvolvimento das atividades são imprescindíveis a leitura e o estudo do conteúdo (inclusive as leituras complementares indicadas); a elaboração de sínteses ...
    • Filosofia da educação II 

      Fontana, Hugo Antonio (2009)
      Esta disciplina organiza-se com leituras e atividades. Para o desenvolvimento das atividades são imprescindíveis: a elaboração de resenhas e sínteses; a participação qualitativa nos fóruns e chats propostos e leituras ...
    • Filosofia da Educação I 

      Fontana, Hugo Antonio (2008)
      A disciplina de Filosofia da Educação I, tem como objetivo: proporcionar a compreensão de como se dá a emergência da consciência racional através do surgimento da Filosofia. Proporcionar a possibilidade de se ir tecendo ...
    • Didática 

      Hermes, Rosméri; Hermes, Simoni Timm (2018)
      Esta disciplina tem como objetivos identificar e articular as dimensões humana, técnica e político-social que envolvem a compreensão do processo de ensino-aprendizagem; e contextualizar os pressupostos fundamentais relativos ...
    • Orientações para a produção de materiais didáticos do Núcleo de Tecnologia Educacional/UFSM 

      Karkow, Ana Kátia; Cargnelutti, Camila Marchesan; Brenner, Carmen Eloísa Berlote; Segalla, Juliana Facco; Urrutia, Keila de Oliveira; Pascotini, Matheus Tanuri; Sena, Mauricio Machado; Colusso, Paulo Roberto; Jacques, Siméia Tussi; Moraes, Carlo Pzzobon de; Santos, Caroline da Silva dos (2018)
      Este livro didático tem como principal objetivo apresentar aspectos sobre o processo de produção de materiais didáticos destinados à Educação a Distância no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria e, mais especificamente, ...