Navegação CTE: Coordenadoria de Tecnologia Educacional por assunto "Educação"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 77
-
Sociologia da educação
(2008)A Sociologia da Educação, disciplina com carga horária de 60 horas/aula, agrega a formulação de teorias sobre o papel da educação nas sociedades humanas como um todo e em seus processos e organizações constitutivas parciais, ... -
Alternativas metodológicas para o aluno com déficit cognitivo
(2005)Nesta disciplina, temos como objetivo proporcionar ao estudante a possibilidade de identificar e selecionar alternativas metodológicas de ensino para alunos com déficit cognitivo. Assim, na primeira unidade, nos deteremos ... -
Sociologia da educação II
(2010)A disciplina de Sociologia II, a partir dos fundamentos sociológicos, pretende contribuir com um olhar ao fazer social contemporâneo. Para tal, na Unidade A: Sociologia: Uma Introdução, problematizamos a importância dessa ... -
Seminário integrador I
(2018)Por meio da disciplina Seminário Integrador I espera-se que o aluno consiga refletir interdisciplinarmente, utilizando os conhecimentos obtidos até o momento no Curso de Educação do Campo. A primeira parte do material ... -
Psicologia da Educação II
(2017)O livro didático, a ser estudado na disciplina de Psicologia da Educação II, explora uma temática específica da psicologia e seu relacionamento com a aprendizagem. Vários são os aspectos teóricos que compõe a área do ... -
Processos investigativos em educação I
(2005)O campo científico é um caminho de possibilidades e revelações. Para aprofundar nas diretrizes teóricas que emolduram a história da ciência, foi organizada uma abordagem evolutiva do conhecimento científico. Esse percurso ... -
Teorias da educação
(2018)A teoria da educação estuda a educação como instrumento de equalização social e superação da marginalidade. Sociedade é concebida como harmoniosa. A marginalidade é um fenômeno acidental que afeta individualmente um número ... -
Dicas de escrita para professores autores
(2016)Essas dicas de escrita foram elaboradas pelo setor de revisão linguística instrucional da Equipe Multidisciplinar (UAB/UFSM) do Núcleo de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Santa Maria como maneira de ... -
Fundamentos da Educação Especial
(2007)A disciplina Fundamentos da Educação Especial, tem como objetivos proporcionar ao acadêmico conhecimentos teóricos sobre os fundamentos da educação especial no mundo e no Brasil, promover a compreensão das necessidades ... -
Metodologia do ensino da geografia
(2005)Esta disciplina tem como objetivo formar uma base metodológica em Geografia, que possibilite ao futuro educador uma formação intelectual direcionada ao entendimento das questões relacionadas ao espaço geográfico. O conteúdo ... -
História da Educação
(2008)O objetivo principal da disciplina História da Educação é reconhecer a importância da cultura, da memória e da história nas concepções de História da Educação e da Educação em diversos tempos e espaços, considerando as ... -
Fundamentos da educação especial II
(2005)Nessa disciplina, esperamos que o aluno conheça alguns aspectos importantes da surdez, do transtorno de aprendizagem e do déficit cognitivo. Também que compreenda as características e a importância dos modelos de atendimento ... -
Políticas públicas e gestão na educação básica
(2005)A disciplina Políticas Públicas e Gestão na Educação Básica (PPGEB) é de grande importância na constituição do arcabouço de conhecimentos necessários para a formação do futuro educador. Essa relevância acontece porque, ... -
Pesquisa em educação I: metodologia científica
(2009)Neste componente, o aluno estudará temas e questões relativas à metodologia científica aplicada à área da educação. A pedagoga/o pedagogo, independentemente do âmbito em que se realiza sua atuação, precisa compreender os ... -
Introdução à pedagogia
(2010)Neste material, o aluno estudará temas e questões relativas à Pedagogia. A pedagoga/ o pedagogo, independentemente do âmbito em que se realiza sua atuação, precisa compreender os vários significados e dimensões da área ... -
Fundamentos históricos, filosóficos e sociológicos da educação II
(2005)Esta disciplina organiza-se com leituras e atividades. Para o desenvolvimento das atividades são imprescindíveis a leitura e o estudo do conteúdo (inclusive as leituras complementares indicadas); a elaboração de sínteses ... -
Filosofia da educação II
(2009)Esta disciplina organiza-se com leituras e atividades. Para o desenvolvimento das atividades são imprescindíveis: a elaboração de resenhas e sínteses; a participação qualitativa nos fóruns e chats propostos e leituras ... -
Filosofia da Educação I
(2008)A disciplina de Filosofia da Educação I, tem como objetivo: proporcionar a compreensão de como se dá a emergência da consciência racional através do surgimento da Filosofia. Proporcionar a possibilidade de se ir tecendo ... -
Didática
(2018)Esta disciplina tem como objetivos identificar e articular as dimensões humana, técnica e político-social que envolvem a compreensão do processo de ensino-aprendizagem; e contextualizar os pressupostos fundamentais relativos ... -
Orientações para a produção de materiais didáticos do Núcleo de Tecnologia Educacional/UFSM
(2018)Este livro didático tem como principal objetivo apresentar aspectos sobre o processo de produção de materiais didáticos destinados à Educação a Distância no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria e, mais especificamente, ...