Cantinho das turmas 31 e 34: limites e possibilidades do uso do facebook enquanto ferramenta pedagógica
Resumo
O presente trabalho apresenta uma análise sobre o uso do Facebook como ferramenta pedagógica em práticas escolares realizadas com duas turmas de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede estadual de Santa Maria. O objetivo geral é identificar os limites e possibilidades do uso da Rede Social Facebook como recurso pedagógico no processo de alfabetização, a partir das percepções dos sujeitos atuantes neste contexto escolar. Tem-se como objetivos específicos: conhecer as percepções dos alunos, pais e professores acerca do uso do Facebook como recurso pedagógico na prática educativa e compreender como as mídias atuam na execução das ações pedagógicas, bem como analisar os discursos escolares sobre o uso das mídias na prática pedagógica de alfabetização. A metodologia utilizou uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa participante, tendo em vista a ação pedagógica exercida a partir da criação do grupo “Cantinho das turmas 31 e 34” e a partir de narrativas dos sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que a criação de grupos em redes sociais contribui à construção de novas aprendizagens, caracterizando-se como um recurso inovador que está atrelado a realidade dos educandos e aos avanços tecnológicos atuais. Esta relação entre as mídias sociais e a escola destaca-se como um ponto positivo para o processo de ensino e aprendizagem, atribuindo a ele um caráter dinâmico e lúdico.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]
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