Um estudo sobre políticas de gestão documental em uma instituição pública municipal no RS
Resumen
Este trabalho apresenta fatos referentes a um estudo desenvolvido durante o
período de um ano, na Secretaria da Fazenda de um município do Estado do Rio
Grande do Sul, com objetivos de pesquisar a existência ou não de políticas de
gestão documental no referido órgão. Também foram analisados os processos de
produção e tramitação dos documentos nas atividades da Secretaria até sua
transferência ao arquivo intermediário e observaram - se as técnicas utilizadas
durante todas as etapas da gestão de documentos, praticadas pelos agentes
públicos da Secretaria da Fazenda. Utilizou – se uma abordagem metodológica de
análise documental dos documentos constitutivos que são relevantes para o estudo
e observação direta para coleta de dados referentes as políticas de gestão
documental, das atividades cotidianas dos setores da Secretaria da Fazenda,
portanto, com a metodologia utilizada conseguiu - se atingir os objetivos propostos
desta pesquisa, que poderá servir de base para futuros projetos dentro da área de
Arquivos e também é relevante como fonte de pesquisa a outros trabalhos. Concluiu
– se neste trabalho que as políticas de gestão documental são de extrema
importância para as atividades da Secretaria e para a sociedade em geral, vimos
que qualquer atividade que produza informação, mais especificamente produza
documentos, necessita de padrões e métodos arquivísticos de gestão, para que
desta forma torne mais eficiente os serviços prestados para a população e que
melhore significativamente o acesso as informações dos documentos da Secretaria.
Colecciones
- Gestão em Arquivos - EaD [245]