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dc.contributor.advisorCordenonsi, Andre Zanki
dc.creatorBarbosa, Izabel Espindola
dc.date.accessioned2018-01-15T14:48:36Z
dc.date.available2018-01-15T14:48:36Z
dc.date.issued2017-10-20
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12250
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis article discusses how the media used in education can contribute to the recognition of belonging in Afro-Brazilian culture in the municipality of São Borja in the interior of Rio Grande do Sul, a municipality and state that still are closely linked to European origins. This study was based on the activities carried out in the institutionalized space of the Afro-Brazilian and Indigenous Studies Center. The purpose is to present the media as an alternative of visibility of local black culture, recognizing the important contributions to São Borja. Between the actions a course for teachers of the municipal network and a group of studies for students of the Federal Institute of Education, Science and Technology Farroupilha opened spaces to give visibility of the traditions, inheritances and legacies of the Afro-Brazilian population of the city. Action and dissemination are fundamental aspects to enter the social, cultural and historical spaces of São Borja and the media in education offer a diversity of forms of visibility thus enabling the appreciation of Afro culture.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAfro-brasileiros em São Borjapor
dc.subjectVisibilidade através das mídiaspor
dc.titleMídias como ferramenta de visibilidade étnica: a difícil tarefa de reconhecimento e pertença de grupos afro-brasileiros no município de São Borjapor
dc.title.alternativeMedia as an ethnic visibility tool: the difficult task of recognition and to belong of afro-brazilians in the municipality of São Borjaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramentopor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo discute como as mídias utilizadas na educação podem contribuir para o reconhecimento da pertença na cultura afro-brasileira no município de São Borja no interior do Rio Grande do Sul, município e estado que ainda se veem muito ligados a origens européias. Este estudo partiu das atividades realizadas no espaço institucionalizado do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas. A finalidade é apresentar as mídias como alternativa de visibilidade da cultura negra local, reconhecendo as importantes contribuições para São Borja. Entre as ações um curso para professores da rede municipal e um grupo de estudos para discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha abriu espaço para dar visibilidade das tradições, heranças e legados da população afro-brasileira local. Ação e divulgação são aspectos fundamentais para adentrar nos espaços sociais, culturais e históricos de São Borja. As mídias na educação oferecem uma diversidade de formas de visibilidade possibilitando, assim, a valorização da cultura afro.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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