A produção de um jornal escolar eletrônico na escola pública: multiletramentos e o ensino de língua portuguesa
Resumen
O presente artigo teve por objetivo desenvolver um jornal escolar eletrônico, com vista a desenvolver
multiletramentos por meio da produção textual em Língua Portuguesa. Tendo em vista verificar como essas
atividades podem ser utilizadas na formação da cidadania e, também, para aulas de produção textual mais atrativas e
prazerosas, inicialmente realizou-se uma pesquisa com o intuito de observar o conhecimento e familiaridade dos
alunos com as tecnologias. Nessa pesquisa foi possível perceber que poucos alunos tinham conhecimento e acesso às ferramentas de trabalho e pesquisa. Para isso, iniciamos a construção de um jornal escolar eletrônico, o qual seria
trabalhando no laboratório de informática da escola, a fim de desenvolver multiletramentos a partir da inserção das
tecnologias no cotidiano dos alunos. Com essas atividades foi possível observar que organizar situações de
aprendizagem que utilizem tecnologias como instrumentos de trabalho de forma colaborativa, integrada e atrativa
que possibilitem a aprendizagem mais dinâmica, requer um planejamento sistemático. As dificuldades encontradas
foram principalmente, o pouco tempo para a realização do projeto, com encontros de apenas uma vez por semana.
Entre as facilidades encontradas destacam-se o conhecimento prévio e a participação ativa de alguns alunos no projeto.
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