Satisfação dos alunos do curso de especialização em Administração e Gestão Pública da Universidade Federal de Santa Maria
Resumen
Este estudo objetivou avaliar os determinantes da satisfação dos alunos do Curso de Especialização em Administração e Gestão Pública da Universidade Federal de Santa Maria. Para tanto, utilizou-se os construtos ENVOLVIMENTO DO PROFESSOR, INTERESSE DO ALUNO, INTERAÇÃO ESTUDANTE-PROFESSOR, DEMANDAS DO CURSO e ORGANIZAÇÃO DO CURSO, apresentados no modelo de Paswan e Young (2002). A este modelo foram acrescentados os construtos SATISFAÇÃO e INCENTIVO. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário composto de 58 questões, aplicado a 61 alunos das duas edições do Curso de Especialização em Administração e Gestão Pública. A partir dos resultados da pesquisa observou-se que as médias e medianas da maioria das questões foram superiores a 4, indicando que os entrevistados concordaram com as afirmativas propostas nos construtos. Pode-se constatar pela distribuição da frequência que, em média, 82,21% dos entrevistados responderam 4 ou 5, numa escala tipo Likert de 5 pontos, que varia de "discordo totalmente" a "concordo totalmente". Em torno de 86,40% acreditam que os conhecimentos adquiridos com a realização do curso contribuíram para uma melhor execução de suas atividades no ambiente de trabalho. Houve um grande incentivo das chefias imediatas para que os servidores participassem do curso. Pode-se constatar que a avaliação do curso foi positiva em todos os aspectos e houve um alto grau de satisfação por parte dos alunos.