Vivências formativas e práticas docentes: um olhar sobre o pacto nacional pela alfabetização na idade certa
Abstract
A pesquisa desenvolvida objetivou compreender as vivências que os professores tiveram no processo de formação continuada ofertado pelo programa do Programa Nacional Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) nas práticas pedagógicas de professoras atuantes no bloco de alfabetização do Ensino Fundamental da rede municipal e Estadual de Santa Maria. O programa PNAIC iniciou no ano 2012 com a Portaria nº - 867, de 4 de julho de 2012 , e contemplou ações de formação continuada destinadas aos professores atuantes no bloco de alfabetização ( 1ºano, 2ºano e 3ºano do Ensino Fundamental), no período de 2013, 2014 e 2015. Nesta direção, identificar as influências do programa PNAIC nas práticas pedagógicas de docentes atuantes no bloco de alfabetização do Ensino Fundamental das redes Municipal e Estadual de Santa Maria. Buscou-se reconhecer as influências e impactos sobre as práticas didáticas pedagógicas dos docentes participantes no referido programa. Acredita-se que conhecer as relações que os professores estabelecem entre suas necessidades formativas e a formação agenciada pelo Pacto Nacional pela Alfabetização seja de fundamental importância para a reflexão acerca da relevância das politicas públicas direcionadas a formação continuada de professores. O estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, utilizando-se de entrevistas semi–estruturadas com professores participantes do programa. Os referenciais que deram base ao estudo foram: Dourado (2007-2014), Saviani (2011), Fonseca (2002), Gibbs (2009), Oliveira (2011), Bolzan e Powaczuk (2013), Vaillant e Marcelo (2012), Charlot (2002) Freire (2002), entre outros. O estudo realizado permitiu perceber que a repercussão do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa se deu sob a perspectiva de reflexões individuais e coletivas acerca das inquietações acerca do trabalho docente. O compartilhamento evidenciou-se como principal aspecto da formação agenciada pelo programa. Contudo, os professores manifestam descontentamento com as ações decorrentes do programa tanto no que diz respeito às dinâmicas formativas dinamizadas pelas orientadoras de estudo, bem como no que se refere às exigências e impactos ao trabalho docente. Destaca-se para a necessidade de criar e fortalecer os processos de gestão compartilhada para garantia da qualidade educativa almejada no bloco de alfabetização. Assim, conclui-se que a politica educacional instituída precisa ser aprimorada em termos de organização das dinâmicas formativas de modo a incrementar os espaços de compartilhamento e de fortalecimento do trabalho docente.
Collections
- Gestão Educacional [292]
The following license files are associated with this item: