Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMedeiros, Liziany Müller
dc.creatorBavaresco, Ana Paola
dc.date.accessioned2016-02-22T15:04:36Z
dc.date.available2016-02-22T15:04:36Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1255
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis study aims to evaluate the contribution of a digital learning object (ODA) in the teaching and learning process of students of Physical Education. The methodology used was a qualitative research with action. The ODA used was "Futsal RIVED" which presents a pedagogical proposal for teaching the fundaments of soccer. It was held the interactivity and exploration of ODA individually and in groups where it was analyzed, discussed, explored according to the proposed goals. After students completed a questionnaire which topics were issues related to the use of ODA and its role in learning. Later the students had practical class in the court. Using This ODA use let students have a more dynamic learning with more motivation, enthusiasm and interest in both the theoretical and practical classes, enabling a better understanding of the subject. It is concluded that the technologies applied in education as teaching resources acquire functions to help in the teaching-learning process bringing new views and different ways of learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectObjeto digital de aprendizagempor
dc.subjectEducação físicapor
dc.titleContribuição do objeto digital de aprendizagem "Futsal RIVED" no processo de ensino-aprendizagem de Educação Físicapor
dc.title.alternativeContribution of digital learning object “Futsal RIVED” in de processo of teaching and Physical Educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de avaliar a contribuição de um objeto digital de aprendizagem (ODA) no processo de ensino-aprendizagem de alunos na disciplina de Educação Física. A Metodologia utilizada foi de cunho qualitativo com pesquisa-ação. O ODA usado foi o "Futsal RIVED" que apresenta uma proposta pedagógica para o ensino dos fundamentos do futsal. Realizou-se a interatividade e exploração do ODA individualmente e em grupo onde este foi analisado, discutido, explorado de acordo com os objetivos propostos pelo mesmo. Após os alunos responderam a um questionário que abordou questões referentes ao uso do ODA e sua contribuição na aprendizagem. Posteriormente os alunos tiveram aula prática do conteúdo na quadra de esporte. Com o uso deste ODA os alunos tiveram uma aprendizagem mais dinâmica mostrando mais motivação, entusiasmo e interesse tanto nas aulas teóricas quanto práticas possibilitando uma melhor compreensão do conteúdo. Conclui-se que as tecnologias aplicadas na educação como recursos pedagógicos adquirem função de auxiliar, motivar e facilitar o processo ensino-aprendizagem trazendo novos olhares e maneiras diferentes de aprender.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples