Gênero crônica: a importância da produção textual compartilhada aliada às TICs
Abstract
O presente trabalho apresenta resultados da aplicação de um projeto de pesquisa de abordagem qualitativa realizado com uma turma de 10 alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual, localizada em Cerro Grande - RS, na disciplina de Língua Portuguesa. A pesquisa tem como objetivo abordar a importância da produção compartilhada de gêneros textuais na escola, a partir do gênero crônica, levando em conta a diversidade de letramentos. A análise de dados foi construída através da aplicação de uma entrevista gravada sobre o uso da ferramenta Google Drive na produção textual crônica, estudada pelos alunos. A partir da análise de dados constatou-se que a metodologia utilizada foi vista de forma positiva pelos estudantes, pois salientaram que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação fomentou as aulas de produção textual de forma colaborativa, favorecendo a aprendizagem de modo descontraído. A pesquisadora percebeu mais envolvimento, participação e interação dos estudantes.
Collections
The following license files are associated with this item: