Letramentos digitais na educação básica e na educação de jovens e adultos: um estudo de caso sob a ótica dos discentes
Resumo
O artigo aborda um relato de investigação que buscou responder à pergunta: Como ocorrem os processos de letramentos digitais de alunos da Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos? O objetivo é investigar os processos de letramentos digitais de alunos da Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos. Essa pesquisa é qualitativa do tipo exploratória e estudo de caso. Como material empírico, foi utilizado como base um questionário sobre letramentos digitais (LDs) e as Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). Os sujeitos de pesquisa são trinta e um discentes de quatro turmas da Educação Fundamental Anos Finais e cinquenta e cinco discentes do Ensino Médio, modalidade Educação de Jovens e Adultos. Dessa análise emergiram quatro categorias: (a) Os alunos e as TICs; (b) As TICs em sala de aula, (c) o ser letrado digital e (d) aprendizagem das TICs. Nas respostas dos sujeitos verificou-se que eles não apresentam conhecimentos sobre letramentos digitais ou estão relacionados à decodificação de informações ou atividades finitas. Os alunos aprenderam a usar as tecnologias sozinhas ou por meio da mediação de outras pessoas, não em um ambiente escolar que deve formar cidadãos críticos tecnológicos e científicos, visto que as TICs devem ser inclusivas, não exclusivas. Em relação às TICs, reiteramos que sua utilização em sala de aula pode motivar os alunos se o docente tiver domínio pedagógico destas.
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