dc.contributor.advisor | Reginatto, Andrea Ad | |
dc.creator | Gonzatti, Valéria | |
dc.date.accessioned | 2018-03-16T11:53:09Z | |
dc.date.available | 2018-03-16T11:53:09Z | |
dc.date.issued | 2017-11-28 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12724 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This article is the result of concerns about my practice as an educator of the state network in the Youth and Adult Education Mode (EJA). Students of the Initial Totals are in literacy. The experience with digital literacy in the initial classes can provide new and effective learning. This research followed a qualitative design through a case study. The participants were three students who attend the EJA Total Initiatives at a state school in the municipality of Canoas / RS. The selection criterion was to belong to the EJA modality, to be over 18 years old and to be a volunteer. The research instrument was the semistructured interview. The content analysis identified the following emerging categories: "EJA - Arrival", "Computer facilities", "Digital room difficulties", "Computer expectations" and "Computer learning". The results emphasize the need for permanent reflection on digital literacy and the use of computers as a form of educational practice. In this context, both digital literacy and literacy are important for these students, since the use of computers and the Internet makes them more informed and participative. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | EJA (Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | Alfabetização digital | por |
dc.title | A experiência de alfabetização digital nas totalidades iniciais da modalidade EJA | por |
dc.title.alternative | The experience of digital literacy in the initial totalities of the EJA mode | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Novo Hamburgo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicada à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo é fruto de inquietações acerca de minha prática como educadora da rede estadual na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os estudantes das Totalidades Iniciais estão na alfabetização. A experiência com a alfabetização digital nas turmas iniciais pode proporcionar novas e efetivas aprendizagens. Essa pesquisa seguiu um delineamento qualitativo através de estudo de caso. Os participantes foram três estudantes que frequentam as Totalidades Inicias da EJA numa escola estadual do município de Canoas/RS. O critério de seleção foi de pertencer à modalidade EJA, ser maior de 18 anos e ser voluntario. O instrumento de pesquisa foi a entrevista semiestruturada. A análise de conteúdo identificou as seguintes categorias emergentes: “EJA – Chegada”, “Facilidades no computador”, “Dificuldades na sala digital”, “Expectativas com o computador” e “Aprender no computador”. Os resultados enfatizam a necessidade de permanente reflexão sobre a alfabetização digital e o uso dos computadores como forma de prática educacional. Neste contexto, tanto a alfabetização digital como letramento são importantes para esses estudantes, visto que o uso de computadores e internet os faz mais informados e participativos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |