O desinteresse dos alunos e o papel dos pais com o processo ensino-aprendizagem no contexto da gestão escolar
Resumen
Os estudos sobre a Família e sua influência no desenvolvimento e aprendizagem escolar dos filhos têm sido alvo de interesse de profissionais de diferentes áreas, especialmente das ciências humanas. Nesta perspectiva, a educação tem procurado investigar como ocorre a evolução da instituição familiar e seu papel na constituição da identidade dos filhos, uma vez que este conhecimento é de suma importância para a compreensão das causas das dificuldades de aprendizagem e para a intervenção educacional. Neste sentido, iremos abordar as contribuições de diferentes autores sobre os seguintes temas: conceito de família; a família e as transformações recentes; a família e a construção da identidade; trabalho com a família; a queixa escolar; o papel do professor no fracasso escolar; a família e a escola em relação à aprendizagem escolar e gestão democrática. Entendemos que na atual estrutura social os pais precisam estar em contato maior com a escola do seu filho, pois a escola e a família podem articular meios para cativá-los na busca de bom andamento na vida social e educacional. Este estudo mostrou alguns aspectos que influenciam na participação da família na vida escolar e que são muito importantes e positivos na vida cotidiana do indivíduo. Desta forma, escola e família podem encontrar meios de contribuir para a construção de aprendizagens significativas para os alunos, tornando-os capazes frente aos desafios encontrados no contexto da Gestão Escolar.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]