A metodologia webquest como elemento de mediação da aprendizagem na disciplina de biologia
Fecha
2016-12-12Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Os avanços tecnológicos vem impactando todas as esferas da sociedade, modificando as formas de relação entre os sujeitos e destes com os sistemas de informação e comunicação. Essas mudanças requerem, no setor educacional, o rompimento de paradigmas, colocando o estudante como centro do processo de ensino-aprendizagem, ao invés de mero espectador. Nesse sentido o objetivo desse trabalho foi investigar o uso da metodologia WebQuest como elemento de mediação do ensino e aprendizagem de Biologia. O trabalho se enquadra na linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede do PPGTER e possui como produto final a produção de duas WebQuests. O trabalho foi desenvolvido em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio politécnico do turno noturno, e posteriormente avaliado e reaplicado no ano seguinte na mesma turma, de uma escola da rede pública estadual da cidade de Santa Maria – RS. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, considerando como sujeitos 13 estudantes, com idade entre 16 e 38 anos e as pesquisadoras envolvidas. Os instrumentos de coleta de dados adotados foram um questionário contendo questões abertas e fechadas e as trocas de informação entre as pesquisadoras e os estudantes na rede social Facebook©. Os resultados apontam que os recursos da web 2.0 planejados e orientados por meio da metodologia WebQuest possibilitam despertar o interesse pelo aprendizado, orientar o trabalho de forma mais efetiva além de proporcionar a construção de saberes numa perspectiva sócio construtivista.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: