(Des)identificações femininas no mosaico de Nélida Piñon
Abstract
Nesta dissertação, propusemo-nos a compor um mosaico de personagens femininas presentes
em narrativas curtas de Nélida Piñon, para procurar entender como as relações de gênero,
práticas sociais e históricas interferem nessas representações em: “I love my husband”,
publicado no livro O cortejo do divino e outros contos escolhidos (2007), “Colheita”, presente
no livro Sala de armas (1997), “Aventura de Saber”, “Breve flor” e “Os selvagens da terra”,
publicados no livro O tempo das frutas (1997) e “A camisa do marido” presente no livro
homônimo publicado em 2014. Assim, objetivamos compreender como a escrita de Nélida
contribui para a desnaturalização e desconstrução de práticas e discursos que legitimam as
relações hierárquicas e dualistas de gênero e a normatização de papéis sociais. Na
fundamentação do resgate histórico da trajetória do feminino utilizamos reflexões de
intelectuais como Simone de Beauvoir, Céli Regina Jardim Pinto, Constância Lima Duarte,
Heloisa Buarque de Hollanda e Nelly Novaes Coelho. Para pensar as questões de gênero e os
desdobramentos do feminismo, recorremos às reflexões de Joan Scott, Judith Butler e Teresa
de Lauretis. Para construirmos um panorama sobre a obra de Piñon nos utilizamos dos
estudos de Lucia Osana Zolin e Naomi Hoki Moniz, bem como as ponderações da própria
escritora Nélida Piñon. Em suas narrativas, evidenciamos o claro compromisso da escritora
em manter um diálogo constante com as discussões tencionadas pelos segmentos feministas,
uma vez que realiza um desnudamento do mecanismo de construção do feminino, por meio de
um discurso inquiridor, irônico e subversivo. A partir dessas considerações, elaboramos uma
análise a fim de averiguar que maneira a escritora constrói a representação plural das
protagonistas de cada conto, mantendo uma atenção para as marcas de aproximação e
afastamento de perfis legitimados socialmente.
Collections
The following license files are associated with this item: