Síndrome de Down, o desafio da inclusão para a gestão educacional no ensino regular
Resumo
A problemática entorno da qual esse estudo foi desenvolvido investigou quais as
possibilidades e obstáculos que as pessoas com Síndrome de Down têm vivenciado
no processo de inclusão no ensino regular e qual é o papel do gestor educacional. É
preciso envolver a escola para o ato da compreensão do pensamento em si e os
conceitos sem jamais discriminar qualquer sujeito, isto é, fazer prevalecer a
igualdade. O gestor educacional precisa estar aberto e ao mesmo tempo preparado
para o grande desafio da inclusão, considerando que requer maior aproximação com
a família como também a capacitação dos educadores e a aceitação dos
educadores para a convivência normal com as pessoas com necessidades
educacionais especiais. É na convivência com outros e com o meio ambiente que as
necessidades de qualquer ser humano se apresentam. Em razão disso, é importante
questionar os critérios que têm sido utilizados para distinguir as necessidades
especiais das necessidades comuns, em particular no contexto escolar. Isso requer
do gestor educacional criatividade e o compromisso para oferecer aos alunos um
ensino de qualidade através da adequação da linguagem ao nível do entendimento
das crianças, da experiência direta, da descoberta e da construção do
conhecimento.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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