Mostrar registro simples

dc.creatorReck, André Müller
dc.date.accessioned2018-05-10T12:13:36Z
dc.date.available2018-05-10T12:13:36Z
dc.date.issued2017-06-08
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13144
dc.description.abstractProceeding from a perspective in musical education which takes as fundamental the daily experience, this work, developed in the line of research 4 (Education and Arts) at the Postgraduation Program in Education of Universidade Federal de Santa Maria- PPGE/UFSM, takes place in the dialogue between the living world and the formative process in higher education in music. Such a research proposes to investigate how the biographical dimension can be discussed in higher education in music and assumes a specific shape by questioning how (and whether) the religious experiences, narrated by an (auto) biographical approach, may be significant in higher formation, emphasizing the discussion in the field of teacher formation in music. The theoretical background seeks elements of reflection in musical education sociology, particularly in its links with the quotidian theories, and also in absents sociology, which considers the ecology of the knowledge as a possibility of achievement in the contemporary world. The producing of data has been fulfilled during a Complementary Subject of Graduating offered in the course of Music of Universidade Federal de Santa Maria, by several entries: 11 (eleven) class diaries, 37 (thirty-seven) written reports, 2 (two) group reports and 8 (eight) individual interviews. This methodology, understood in qualitative perspective, belongs to the methodological-theoretical framework discussed in the field of the (auto) biographical researches as it takes by object of studding the social individual genesis in the biographical processes. Through a hermeneutical focus, the analysis here developed deal with: a) the possibility of understanding the histories of life and musical memories as relevant processes in/for musical formation; b) the relation of religious/spiritual meanings in this formation process; c) in the dialogues between musical narratives, developed during a collective rearrange practice. Such interpretations suggest that it is possible to think higher education in music from some ecology of knowledge, overcoming the monocultural paradigm which still seems to be predominant in this scope of study. Finally, it highlights some subjects in music education which may be enriched by this work: the deepening of the theoretical considerations on religion/religiosity/spirituality and the considering of the biographical dimension in the music teachers formation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino superior de músicapor
dc.subjectReligiosidade/espiritualidadepor
dc.subjectNarrativas de sipor
dc.subjectHigher education in musiceng
dc.subjectReligiosity/spiritualityeng
dc.subjectSelf narrativeseng
dc.titleNarrativas religiosas no ensino superior em música: uma abordagem (auto)biográficapor
dc.title.alternativeReligious narratives in music in higher education: an (auto) biografhical approacheng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoPartindo de uma perspectiva em educação musical que toma como fundamental a experiência cotidiana, a seguinte tese, desenvolvida na linha de pesquisa 4 (Educação e Artes) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria- PPGE/UFSM, posiciona-se no diálogo entre o mundo vivido e o processo formativo no ensino superior em música. Tal pesquisa se propõe a investigar como a dimensão biográfica pode ser problematizada na formação superior em música e ganha contornos específicos ao se questionar como (e se) as experiências religiosas, narradas no âmbito de uma abordagem (auto)biográfica, podem ser significativas na formação superior,enfatizando a discussão no campo da formação de professores de música. O referencial teórico busca elementos de reflexão na sociologia da educação musical, particularmente em suas imbricações com as teorias do cotidiano, e também na sociologia das ausências, que considera a ecologia dos saberes como possibilidade de realização no mundo contemporâneo. A produção dos dados foi realizada durante uma DCG (Disciplina Complementar de Graduação) ofertada no curso de música da Universidade Federal de Santa Maria, a partir de múltiplas entradas: 11 (onze) diários de aula, 37 (trinta e sete) relatos escritos, 2 (dois) relatos em grupo e 8 (oito) entrevistas individuais. Tal metodologia, entendida numa perspectiva qualitativa, faz parte do quadro teórico-metodológico discutido no campo das pesquisas (auto)biográficasna medida em que toma por objeto de estudo a gênese individual do social nos processos de biografização. A partir de um enfoque hermenêutico, as análises aqui produzidas tratam: a) da possibilidade de compreender as histórias de vida e memórias musicais como processos significativos na/para a formação musical; b) da relação dos significados religiosos/espirituais nesse processo de formação; c) dos diálogos entre narrativas musicais, produzidos durante uma prática de re-arranjo coletivo. Essas leituras sugerem que é possível pensar o ensino superior em música a partir de uma ecologia de saberes, superando o paradigma monocultural que ainda parece ser predominante nesse âmbito de ensino. Ao final, destaco algumas pautas em educação musical que podem se nutrir desse trabalho: o aprofundamento das considerações teóricas sobre religião/religiosidade/espiritualidade e a consideração da dimensão biográfica na formação de professores de música.por
dc.contributor.advisor1Hettwer, Ana Lúcia de Marques e Louro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8744911424416533por
dc.contributor.referee1Bellochio, Claudia Ribeiro
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8653053694824805por
dc.contributor.referee2Marques, Luciana Fernandes
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3503042296002286por
dc.contributor.referee3Torres, Maria Cecília de Araújo Rodrigues
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7834920626343641por
dc.contributor.referee4Oliveira, Marilda Oliveira de
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7835230852202032por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9257019128596134por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International