Uma genealogia do ensino de química no Brasil
Abstract
A presente dissertação tem como proposta investigar as forças que concorrem para
o aparecimento da Química enquanto disciplina obrigatória para todo jovem
brasileiro. Através de um panorama Genealógico (FOUCAULT, 1979), busca-se
apresentar o jogo de forças empenhado de instauração dessa ciência como
disciplina no Brasil, bem como suas primeiras manifestações, de modo a identificar e
entender as condições de possibilidade que a fizeram emergente no currículo como
Ensino de Química para todo jovem brasileiro. Inicio com os três blocos que
fundamentam a dissertação, os quais perpassam pelo Ensino de Química no Brasil
do Período Colonial e Imperial – indo ao encontro da Reforma Pombalina e dos
Estatutos da Universidade de Coimbra, transitando pela Primeira República e o
Desenvolvimentismo brasileiro, a primeira e segunda grandes guerras mundiais,
aventurando-me em problematizar sobre os satélites Sputnik 1 e 2, a Ditadura Militar
no Brasil e os Acordos MEC/USAID. Raros são os autores que se debruçaram em
estudar sobre a instauração do Ensino de Química no Brasil, porém, sem
direcionarem-se para entender as operações de Estado e forças que concorreram
para consolidação de um currículo único, contemplando essa disciplina no país. Os
‘ditos’ e ‘não ditos’, muito aquém do que contar ‘uma’ História do Ensino de Química
no Brasil, buscam, através deste trabalho de dissertação, pensar a individualização
pela via da totalização na Escola Nacional, fortemente relacionada com a Teoria dos
Sistemas. Busca-se problematizar, numa perspectiva Genealógica, o que estamos
fazendo com o que fizeram de nós durante esse movimento de instauração e
consolidação da obrigatoriedade do Ensino de Química para ‘todos’ e ‘cada um’.
Mapear para abrir outros espaços, movimentos e, olhar com atenção para a
emergência da Formação de Professores de Química nesse contexto. Atravessa a
presente dissertação a História da Educação no Brasil, a História da Ciência e as
operações de Estado em meio ao interesse desenvolvimentista, até a LDBEN nº
5.692 de 1971, no auge da Ditadura Militar.
Collections
The following license files are associated with this item: