Vídeos do youtube e ensino de inglês: uma análise composicional
Resumo
Com o crescente consumo de vídeos enfocando a aprendizagem de inglês como língua estrangeira, torna-se necessário refletir sobre esse gênero textual contemporâneo. Portanto, este trabalho propõe identificar os recursos semióticos empregados nos vídeos sobre aprendizagem de inglês do YouTube através de uma análise composicional, baseada na Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 2004) e, mais especificamente, na Gramática Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). Para isso, foram mapeados os cinco canais mais acessados sobre a temática voltados ao público brasileiro e foi selecionado um vídeo recente e popular de cada canal para a análise. A partir desse cinco vídeos, foram observados os padrões semióticos em termos de valor de informação (direita/esquerda, topo/base, centro/margem) e saliência. Observa-se que informações novas, como vocabulário desconhecido e referências incomuns, tendem a ser posicionadas à direita (valor de informação nova) e informações consideradas familiares, como a inscrição ao canal e dicas mais próximas da realidade da maioria dos usuários, à esquerda (valor de informação dada). Os valores topo (ideal) e base (real) aparecem basicamente na forma de legenda explicativas posicionadas na parte de baixo da tela. Em relação à saliência, uma multiplicidade de recursos é utilizada - mudança de tamanho de fonte, foco, contraste, cores, perspectiva – ora conferindo destaque, ora apenas sinalizando ao leitor uma quebra de fluxo de raciocínio. Pode-se concluir que apesar da liberdade conferida pela plataforma, o próprio uso cristaliza certas práticas de utilização de recursos semióticos alinhadas ao contexto de cultura e às características do gênero.
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