O uso de simulações no ensino de ciências: uma perspectiva para o ensino de efeito estufa
Resumo
Este trabalho investigou as contribuições das simulações computacionais no ensino da temática do
Efeito estufa, em uma escola do municipal de município de Dom Pedrito-RS. Para esta pesquisa
primeiramente realizamos o estudo da arte sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação
(TIC), mais precisamente o uso de simulações computacionais, logo pensamos em uma Unidade de
Aprendizagem (UA) ancorada na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos (TMP) para aplicação
com 20 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental (EF), com idade entre onze e doze anos. Na UA
desenvolvida fez-se uso de uma simulação virtual, entre outras atividades, que foi o alvo de nossa
pesquisa. Assim, obtivemos como resultado um maior interesse dos alunos pela temática trabalhada
e o próprio questionamento dos mesmos a respeito da utilização de tecnologias em sala.
Evidenciou-se, com esse trabalho, que através dos recursos tecnológicos, neste caso a simulação,
houve uma maior apropriação dos conhecimentos, seja pela realização do roteiro da experimentação,
ou do próprio diálogo dos alunos em sala de aula, em um momento de troca de informações (Roda de
Conversa).
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: