dc.contributor.advisor | Oliveira, Maria Angélica Figueiredo | |
dc.creator | Panciera, Leda Menezes | |
dc.date.accessioned | 2018-06-13T15:02:36Z | |
dc.date.available | 2018-06-13T15:02:36Z | |
dc.date.issued | 2010-12-18 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13387 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This work was assumed to understand what is happening in everyday classroom face of new
technologies such as mobile phones and digital cameras, and these tools are constantly
usability of the school community. His goal was to open a survey, analysis and reflection on
the use of these media in the school environment. The methodology adopted was a case study
and survey, involving students and teachers of elementary school to a public school in the
state of Rio Grande do Sul. Data were collected through the application of research tools, with
clear and direct questions, seeking to identify the pros and cons of using these media, the
school environment. It was found through research that even while students carrying
cellphones in their backpacks of various types and models, with major acquisition of nonformal
learning. The school must reflect in order to integrate teaching practices with the most
significant features offered by mobile technologies the current context. As a culmination,
selected a group of students to produce videos for a minute, with the theme: "The best things
in everyday school life", using their mobile phones and digital cameras, with messages of
optimism, feeling, joy and volunteer work, for presenting them to the school community. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Tecnologia | por |
dc.subject | Celular | por |
dc.title | Refletindo sobre o uso de celulares e câmeras digitais no ambiente escolar | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como pressuposto entender o que está acontecendo no dia a dia da
sala de aula frente às novas tecnologias, tais como celulares e câmaras digitais, sendo que
estas ferramentas são de constante usabilidade pela comunidade escolar. Seu objetivo foi abrir
para uma sondagem, análise e reflexão sobre a utilização destas mídias no ambiente escolar.
Como metodologia, adotou-se um estudo de caso e levantamento, envolvendo alunos e
professores do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul.
Os dados foram coletados através da aplicação de instrumentos de pesquisa, com perguntas
claras e diretas, buscando identificar os prós e os contra da utilização dessas mídias, no
ambiente escolar. Constatou-se com a pesquisa que, mesmo os alunos estando carregando em
suas mochilas celulares de diversos tipos e modelos, com grande aquisição de conhecimentos
não formais. A escola precisa refletir na busca de integrar práticas pedagógicas mais
significativas com os recursos oferecidos pelas tecnologias móveis do contexto atual. Como
culminância, selecionou-se um grupo de alunos para a produção de vídeos de um minuto, com
o tema: “As melhores coisas do cotidiano escolar”, fazendo uso de seus celulares e câmaras
digitais, com mensagens de otimismo, sentimento, alegria e trabalho voluntário, para
apresentando-os à comunidade escolar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |