Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Maria Angélica Figueiredo
dc.creatorPanciera, Leda Menezes
dc.date.accessioned2018-06-13T15:02:36Z
dc.date.available2018-06-13T15:02:36Z
dc.date.issued2010-12-18
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13387
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis work was assumed to understand what is happening in everyday classroom face of new technologies such as mobile phones and digital cameras, and these tools are constantly usability of the school community. His goal was to open a survey, analysis and reflection on the use of these media in the school environment. The methodology adopted was a case study and survey, involving students and teachers of elementary school to a public school in the state of Rio Grande do Sul. Data were collected through the application of research tools, with clear and direct questions, seeking to identify the pros and cons of using these media, the school environment. It was found through research that even while students carrying cellphones in their backpacks of various types and models, with major acquisition of nonformal learning. The school must reflect in order to integrate teaching practices with the most significant features offered by mobile technologies the current context. As a culmination, selected a group of students to produce videos for a minute, with the theme: "The best things in everyday school life", using their mobile phones and digital cameras, with messages of optimism, feeling, joy and volunteer work, for presenting them to the school community.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectCelularpor
dc.titleRefletindo sobre o uso de celulares e câmeras digitais no ambiente escolarpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho teve como pressuposto entender o que está acontecendo no dia a dia da sala de aula frente às novas tecnologias, tais como celulares e câmaras digitais, sendo que estas ferramentas são de constante usabilidade pela comunidade escolar. Seu objetivo foi abrir para uma sondagem, análise e reflexão sobre a utilização destas mídias no ambiente escolar. Como metodologia, adotou-se um estudo de caso e levantamento, envolvendo alunos e professores do Ensino Fundamental de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados através da aplicação de instrumentos de pesquisa, com perguntas claras e diretas, buscando identificar os prós e os contra da utilização dessas mídias, no ambiente escolar. Constatou-se com a pesquisa que, mesmo os alunos estando carregando em suas mochilas celulares de diversos tipos e modelos, com grande aquisição de conhecimentos não formais. A escola precisa refletir na busca de integrar práticas pedagógicas mais significativas com os recursos oferecidos pelas tecnologias móveis do contexto atual. Como culminância, selecionou-se um grupo de alunos para a produção de vídeos de um minuto, com o tema: “As melhores coisas do cotidiano escolar”, fazendo uso de seus celulares e câmaras digitais, com mensagens de otimismo, sentimento, alegria e trabalho voluntário, para apresentando-os à comunidade escolar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto