A compreensão de professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental sobre a educação física escolar e os reflexos na sua prática pedagógica
Resumo
Frequentemente o Curso de Pedagogia recebe críticas quanto à competência dos egressos
deste para atuarem em sala de aula no desenvolvimento de conteúdos específicos das
diferentes áreas do conhecimento. A compreensão que os professores têm das diversas
áreas disciplinares influencia diretamente na sua prática pedagógica. Nesse trabalho,
objetivamos investigar como a compreensão dos professores que atuam nos Anos Iniciais
do Ensino Fundamental (AIEF), na disciplina de Educação Física, interfere na sua prática
pedagógica. Para isso, realizamos entrevistas e questionários com doze professores que
atuam, nos AIEF, na disciplina de Educação Física. Em síntese, a disciplina de Educação
Física, torna-se, muitas vezes, uma atividade física, prática esta fruto de uma cultura escolar
bastante comum nas escolas e que dificulta seu reconhecimento como componente
curricular. Percebemos também que a quadra de esportes é a referência de espaço
destinado à Educação Física, o que pode ser um indicador de desvinculação desta disciplina
às demais do currículo escolar. Diante disso, é preciso que os Cursos de Licenciatura em
Pedagogia, ao formarem professores para atuar na Educação Infantil e nos AIEF para
trabalhar com todas as áreas do conhecimento, organizem suas estruturas curriculares de
modo a oferecer bases teóricas e metodológicas para trabalhar todas as áreas do
conhecimento. Também é de fundamental importância a Formação Continuada em
serviço, para que os professores reflitam sobre sua prática pedagógica e encontrem meios
de superação dessas lacunas.
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: