dc.contributor.advisor | Librelotto, Giovani Rubert | |
dc.creator | Porto, Neuza Maria Corrêa | |
dc.date.accessioned | 2018-06-19T13:23:21Z | |
dc.date.available | 2018-06-19T13:23:21Z | |
dc.date.issued | 2012-11-24 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13457 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | Chemistry is an experimental science, but also depends on the visualization of certain phenomena for to be understood in this respect the models are useful, and computer use can facilitate the learning of this science. This article reports the work done in the discipline of chemistry the three years in the high school in a private school. Were applied activities computer-mediated: activities of authorship created in Hot Potatoes (Crossword and Exercises Multiple Choice); learning objects (animations - LabVirt / USP) and lists of exercises - homework - using the Web site SuperProfessor® Web (the from a question bank). Observation was made during the execution of activities in the computer lab, according to the items: participation, interest, correctness of the issues. The lists of exercises were analyzed after completion, computed the number of students who have completed the task and the number of correct questions. After the activities, students were asked to complete a questionnaire that evaluated the experience. Students showed interest and participated actively in and answered correctly. Being that were more difficult to perform the exercise lists. 100% of students felt that the use of computers in the classroom, encourages the study and performance of tasks. Favorite activity was "Crossword". More than 50% of reused some of the activities. The results show that students value the use of technology, especially the computer to improve their learning and enhance their ability to seek knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Aprendizagem de química | por |
dc.subject | Atividades mediadas por computador | por |
dc.subject | Dever de casa | por |
dc.subject | Hot Potatoes® | eng |
dc.subject | Objetos de aprendizagem | por |
dc.subject | Activities mediated by the computer | eng |
dc.subject | Homework | eng |
dc.subject | Learning objects | eng |
dc.subject | Learning of chemistry | eng |
dc.title | Atividades mediadas por computador como potencializadoras da aprendizagem da química no ensino médio | por |
dc.title.alternative | Activities mediated by the computer as learning potentiator of chemistry in high school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A Química é uma ciência experimental, mas também depende da visualização de determinados fenômenos para ser compreendida, neste aspecto os modelos são úteis, e o uso do computador pode facilitar a aprendizagem dessa ciência. Este artigo relata o trabalho realizado na disciplina de Química nas três séries do ensino médio em uma escola particular. Foram aplicadas atividades mediadas por computador: atividades de autoria criadas no Hot Potatoes® (Palavras Cruzadas e Exercícios de Múltipla Escolha ); objetos de aprendizagem (animações - LabVirt/USP) e listas de exercícios - deveres de casa - utilizando o site SuperProfessor® Web (a partir de um banco de questões). Foi realizada observação durante a execução das atividades no laboratório de informática, de acordo com os itens: participação, interesse, acerto das questões. As listas de exercícios foram analisadas após sua finalização, computados o número de alunos que cumpriram a tarefa e número de questões corretas. Após as atividades, foi solicitado aos alunos que preenchessem um questionário avaliando a experiência. Os alunos demonstraram interesse e participaram ativamente das atividades completando-as corretamente. Sendo que apresentaram maior dificuldade para realizar as listas de exercícios. A totalidade dos alunos considerou que o uso do computador em sala de aula, os estimula a estudar e realizar as tarefas. A atividade preferida pela maioria foi "Palavras Cruzadas". Mais da metade dos alunos reutilizou alguma das atividades. Os resultados obtidos, demonstram que o aluno valoriza a utilização das tecnologias, especialmente o computador para melhorar a sua aprendizagem e valorizar sua capacidade de buscar o conhecimento. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |