Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLibrelotto, Giovani Rubert
dc.creatorPorto, Neuza Maria Corrêa
dc.date.accessioned2018-06-19T13:23:21Z
dc.date.available2018-06-19T13:23:21Z
dc.date.issued2012-11-24
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13457
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractChemistry is an experimental science, but also depends on the visualization of certain phenomena for to be understood in this respect the models are useful, and computer use can facilitate the learning of this science. This article reports the work done in the discipline of chemistry the three years in the high school in a private school. Were applied activities computer-mediated: activities of authorship created in Hot Potatoes (Crossword and Exercises Multiple Choice); learning objects (animations - LabVirt / USP) and lists of exercises - homework - using the Web site SuperProfessor® Web (the from a question bank). Observation was made during the execution of activities in the computer lab, according to the items: participation, interest, correctness of the issues. The lists of exercises were analyzed after completion, computed the number of students who have completed the task and the number of correct questions. After the activities, students were asked to complete a questionnaire that evaluated the experience. Students showed interest and participated actively in and answered correctly. Being that were more difficult to perform the exercise lists. 100% of students felt that the use of computers in the classroom, encourages the study and performance of tasks. Favorite activity was "Crossword". More than 50% of reused some of the activities. The results show that students value the use of technology, especially the computer to improve their learning and enhance their ability to seek knowledge.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAprendizagem de químicapor
dc.subjectAtividades mediadas por computadorpor
dc.subjectDever de casapor
dc.subjectHot Potatoes®eng
dc.subjectObjetos de aprendizagempor
dc.subjectActivities mediated by the computereng
dc.subjectHomeworkeng
dc.subjectLearning objectseng
dc.subjectLearning of chemistryeng
dc.titleAtividades mediadas por computador como potencializadoras da aprendizagem da química no ensino médiopor
dc.title.alternativeActivities mediated by the computer as learning potentiator of chemistry in high schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoA Química é uma ciência experimental, mas também depende da visualização de determinados fenômenos para ser compreendida, neste aspecto os modelos são úteis, e o uso do computador pode facilitar a aprendizagem dessa ciência. Este artigo relata o trabalho realizado na disciplina de Química nas três séries do ensino médio em uma escola particular. Foram aplicadas atividades mediadas por computador: atividades de autoria criadas no Hot Potatoes® (Palavras Cruzadas e Exercícios de Múltipla Escolha ); objetos de aprendizagem (animações - LabVirt/USP) e listas de exercícios - deveres de casa - utilizando o site SuperProfessor® Web (a partir de um banco de questões). Foi realizada observação durante a execução das atividades no laboratório de informática, de acordo com os itens: participação, interesse, acerto das questões. As listas de exercícios foram analisadas após sua finalização, computados o número de alunos que cumpriram a tarefa e número de questões corretas. Após as atividades, foi solicitado aos alunos que preenchessem um questionário avaliando a experiência. Os alunos demonstraram interesse e participaram ativamente das atividades completando-as corretamente. Sendo que apresentaram maior dificuldade para realizar as listas de exercícios. A totalidade dos alunos considerou que o uso do computador em sala de aula, os estimula a estudar e realizar as tarefas. A atividade preferida pela maioria foi "Palavras Cruzadas". Mais da metade dos alunos reutilizou alguma das atividades. Os resultados obtidos, demonstram que o aluno valoriza a utilização das tecnologias, especialmente o computador para melhorar a sua aprendizagem e valorizar sua capacidade de buscar o conhecimento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto