Fluência tecnológica e produção escolar mediada por recursos tecnológicos em educação profissional
Abstract
A incorporação de ferramentas mediadoras e potencializadoras do processo de colaboração e comunicação na prática escolar cotidiana, permite a participação nas instâncias de geração e aplicação de conhecimentos que perpassa por toda a capacitação para alcançar um grau considerável de fluência em TICs. Este trabalho abordou a inserção de recursos educacionais tecnológicos na sistematização de planejamentos de aulas editados no wiki do Moodle e ministradas ao ensino técnico profissionalizante de nível médio em agropecuária do Colégio Politécnico da UFSM, durante o segundo semestre letivo de 2010, no âmbito do Estágio Supervisionado III do Curso de Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica da UFSM, bem como os resultados obtidos através da aplicação de um survey com objetivo de avaliar a mediação desses recursos educacionais tecnológicos em relação à aprendizagem dos estudantes. A base conceitual que sustentou a sistematização das atividades didáticas pautadas na utilização de recursos educacionais mediados pela tecnologia está sedimentada na educação dialógico problematizadora. Os resultados obtidos demonstraram que a educação mediada por tecnologias é capaz de contribuir na formação de profissionais com maior fluência em TICs e reforçar o desenvolvimento de práticas escolares mais dialógico-problematizadoras.
Collections
The following license files are associated with this item: