dc.contributor.advisor | Fioreze, Leandra Anversa | |
dc.creator | Pigatto, Giane Magrini | |
dc.date.accessioned | 2018-06-20T15:47:45Z | |
dc.date.available | 2018-06-20T15:47:45Z | |
dc.date.issued | 2011-10-22 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13475 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011 | por |
dc.description.abstract | The inclusion of the tools that mediate and empower the collaboration-communication process into school daily practice allows participation in the instances of generation and appliance of the knowledge which permeates the whole training to reach a significant fluency degree in TICs. This work approached the inclusion of educational technology resources in class planning mediated by publication in the Moodle’s wiki in the context of the technical course in agriculture of the Polytechnic School of UFSM during the second semester of 2010 and under the Supervised Stage III of the Training Process of Professional and Technological Education teachers of UFSM, as well as the results obtained from an assessment survey on the mediation of these educational resources regarding the student learning. The conceptual basis supporting the teaching activities systematization guided by the use of technologically mediated educational resources is rooted in the dialogical-problematizing education. The achieved results showed that the technological mediated education may contribute in the training of professionals with greater fluency in TICs and reinforce the development of more dialogical-problematizing school practices. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Fluência tecnológica | por |
dc.subject | Recursos educacionais tecnológicos | por |
dc.subject | Educação profissional | por |
dc.subject | Technological fluency | eng |
dc.subject | Educational technology resources | eng |
dc.subject | Professional education | eng |
dc.title | Fluência tecnológica e produção escolar mediada por recursos tecnológicos em educação profissional | por |
dc.title.alternative | Technological fluency and school production mediated by technological resources in professional education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A incorporação de ferramentas mediadoras e potencializadoras do processo de colaboração e comunicação na prática escolar cotidiana, permite a participação nas instâncias de geração e aplicação de conhecimentos que perpassa por toda a capacitação para alcançar um grau considerável de fluência em TICs. Este trabalho abordou a inserção de recursos educacionais tecnológicos na sistematização de planejamentos de aulas editados no wiki do Moodle e ministradas ao ensino técnico profissionalizante de nível médio em agropecuária do Colégio Politécnico da UFSM, durante o segundo semestre letivo de 2010, no âmbito do Estágio Supervisionado III do Curso de Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica da UFSM, bem como os resultados obtidos através da aplicação de um survey com objetivo de avaliar a mediação desses recursos educacionais tecnológicos em relação à aprendizagem dos estudantes. A base conceitual que sustentou a sistematização das atividades didáticas pautadas na utilização de recursos educacionais mediados pela tecnologia está sedimentada na educação dialógico problematizadora. Os resultados obtidos demonstraram que a educação mediada por tecnologias é capaz de contribuir na formação de profissionais com maior fluência em TICs e reforçar o desenvolvimento de práticas escolares mais dialógico-problematizadoras. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |