Formação teórica e teórico-prática em atenção básica: análise de um programa de residência multiprofissional em saúde
Abstract
Este estudo ocupa-se de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde com ênfase
em Atenção Básica, especialmente em Saúde da Família, desenvolvido por meio de uma
parceria entre uma Universidade Pública e uma Secretaria Municipalde Saúde, que adota
metodologias de aprendizagem orientadas por dispositivos de gestão e de atenção à saúde,
visando qualificar profissionais com competências para compreender e/ou atuar de modo
efetivo em diferentes níveis do Sistema Único de Saúde. Neste sentido, seu objetivo foi o de
analisar os espaços de preceptorias, tutorias de campo e aulas teóricas do
mencionadoPrograma, na perspectiva dos profissionais residentes, preceptores e tutores.
Trata-se de um estudo de caráter descritivo e exploratório,viabilizado por meio de um
questionário aberto e aplicado pelos pesquisadores, que utilizou uma abordagem qualitativa
de análise dos dados. Os resultados demonstraram fragilidades e potencialidades dos
dispositivos - preceptorias, tutorias e aulas teóricas, aparecendo situações referentes ao
processo formativo: necessidade de capacitação para tutores e preceptores e de mudanças no
desenvolvimento das aulas teóricas.Ficou evidente que os diferentes atores envolvidos no
Programa entendem a necessidade de uma formação baseada em conceitos ampliados de
Educação e de Saúde.Há que se aprimoraros recursos financeiros e humanos, bem como
ampliar as discussões acerca dos dispositivos analisadosde modo a efetivamente favorecer o
fazer-saber e o saber-fazer em Atenção Básica por diferentes profissionais da saúde de modo
autônomo e problematizador.
Collections
The following license files are associated with this item: