Relatos autobiográficos de professores em formação para o PROEJA
Abstract
Este trabalho tem como objetivo geral analisar os motivos que levaram os professores
em formação no Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação
Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos da Universidade Federal de Santa Maria
(RS) a buscar o referido curso, e como objetivos específicos identificar nos relatos
autobiográficos dos professores referências conceituais a respeito de Educação Básica e
PROEJA, verificar a importância do curso para a formação dos referidos professores e
questionar as perspectivas profissionais e acadêmicas dos professores a partir da conclusão do
curso. Um estudo com este tema se justifica porque através dele foi possível não somente
sistematizar as contribuições que o curso de especialização trouxe para o grupo em estudo,
mas também verificar a influência do ato de rememorar e narrar suas experiências na
construção do conhecimento de cada indivíduo. Pensar sobre o nosso papel de educadores no
mundo atual é uma tarefa árdua, e mais ainda elaborar e exteriorizar estes pensamentos, sem
nos deixar afetar pela ideologia dominante que prega a imobilidade e o fatalismo. As
professoras cujos depoimentos foram analisados no presente estudo, porém, não parecem
contaminadas pelo contexto geral de pessimismo, demonstrando entusiasmo pela educação e
pelo caráter formativo do PROEJA como uma possível saída para minimizar a situação
precária dos trabalhadores em nossa sociedade. Embora não tenham ainda em seu horizonte a
possibilidade de colocar diretamente em prática (com alunos de PROEJA) o conhecimento
que construíram durante o curso de especialização, acreditam que o confronto de ideias com
seus pares e as atividades de auto avaliação que desenvolveram no período já tiveram reflexos
positivos em sua atuação profissional.
The following license files are associated with this item: