“Sistema educacional inclusivo”: um olhar para a formação de conceitos em estudantes com deficiência intelectual
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2017-08-18Metadatos
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Esta dissertação está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva – GEPEIN. Foi elaborada a partir da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), pois, entende-se que esta orienta os sistemas de ensino. A investigação busca compreender como uma política nacional que visa à inclusão escolar pode ou não contribuir para a aprendizagem, a formação de conceitos e a consolidação do saber de alunos identificados com deficiência intelectual. Realizou-se através de Estudo de caso, por ser um estudo que permite uma compreensão profunda dos fatos e fenômenos, sendo que elencou-se como sujeito uma estudante identificada com deficiência intelectual incluída em sala de aula regular no terceiro ano do ensino médio de uma instituição pública estadual da cidade de Nova Palma/RS. Através de abordagem qualitativa realizou-se pesquisa documental, utilizando-se os pareceres descritivos da estudante e entrevistas com seus atuais professores de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Especial. A análise do material coletado seguiu a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2011). Como referencial teórico, utilizaram-se, principalmente, as contribuições da Teoria Histórico Cultural de Vygotsky no que tange à formação de conceitos, entendendo que os conceitos científicos são aqueles apropriados sistematicamente através do ensino, mas que necessitam dos conceitos espontâneos (cotidianos), que são formados a partir da prática e experiência da criança com os que a rodeiam. Os primeiros achados apontaram para certas dificuldades quanto à documentação dos estudantes público alvo da Educação Especial, tais como a falta de padronização na forma como os resultados das avaliações destes estudantes são registrados e, ainda, dificuldades de identificação para constituição de público alvo da Educação Especial. Quanto aos conceitos científicos, a estudante obteve algumas evoluções, mas com dificuldades nas questões que envolvem a abstração. Conclui-se, portanto, que a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) garantiu o acesso à escola regular e proporcionou melhorias nas instituições à medida que organizou o sistema para receber os estudantes delimitados como público alvo da educação especial, mas em relação à aprendizagem formal, poucas mudanças foram alcançadas.
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