Um estudo sobre o distanciamento entre teoria e prática relativo à gestão educacional e o papel dos agentes da educação nessa aproximação: limites e possibiliddades
Resumo
A presente pesquisa objetivou o estudo sobre o distanciamento entre a teoria e a prática relativo à gestão educacional e como os agentes educacionais podem contribuir de forma a diminuir essa distância. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Participaram dessa pesquisa 10 professores das séries finais do Ensino Fundamental de uma escola estadual da cidade de Santa Rosa, RS, juntamente com membros da direção e demais segmentos da escola. Como procedimento metodológico, foi aplicado um questionário com perguntas abertas. As reflexões analisadas apontam para a importância da aproximação e a real efetivação de uma gestão educacional democrática.
A teoria sobre Gestão Educacional está clara na maioria das instituições de ensino, mas às vezes a distância entre a teoria e a prática é grande. O conhecimento da instituição, das leis, do projeto político pedagógico, da comunidade em que a escola está inserida, é fundamental para que se possa realmente participar da efetivação do processo educacional. Os professores, funcionários, alunos e pais de alunos, devem participar cada vez mais das discussões e das decisões, passarão a valorizar mais a escola e, por
conseguinte, vão se tornar mais críticos e exigentes quanto aos seus direitos e deveres relacionados à educação, não só no que diz respeito à educação, mas no que implica a sua cidadania como um todo.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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