A educação ambiental no cotidiano das escolas: Escola Estadual de Ensino Fundamental Andrea Parise e Escola Estadual de Educação Básica Yeté no município de Tuparendi - RS
Resumo
O papel principal da Educação Ambiental é contribuir para que as pessoas adotem uma nova postura em relação ao seu próprio lugar. A expectativa é que a Educação Ambiental vem a ser a única estratégia para uma mudança efetiva. O objetivo deste trabalho foi investigar de que forma a Educação Ambiental vem sendo trabalhada em duas escolas estaduais no município de Tuparendi- RS, além de verificar as concepções que os professores têm sobre a educação ambiental e analisar quais são as estratégias pedagógicas usadas por eles no desenvolvimento do trabalho com a Educação Ambiental na sua escola. Foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, somando onze perguntas avaliadas. Com a participação de 20 professores no total, constatou-se diferentes pontos de vista a respeito concepção da Educação Ambiental. A maioria dos professores afirmaram que já ouviram falar sobre a EA. Onde 86% dos docentes da escola Andrea Parise e 92% da escola Yeté dizem trabalhar com EA. A predominância de práticas ou estratégias pedagógicas usadas pelos docentes ainda se baseia em textos de orientação e passagem de conteúdo e projetos (21% na escola Andrea Parise). Evidencia-se a necessidade que, desde a formação inicial dos professores, bem como na formação continuada destes a Educação Ambiental seja algo mais concreto e permanente, capaz de influenciar decididamente a atuação dos mesmos no ambiente escolar.
Coleções
- Educação Ambiental [191]
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