Gestão educacional: uma postura de liderança na escola
Resumo
Este estudo monográfico intitulado “Gestão Educacional: Uma Postura de Liderança
na Escola” trata-se de pesquisa bibliográfica no contexto da produção do
conhecimento, especificamente da Gestão Educacional. O trabalho objetivou discutir
a importância de uma gestão educacional, delineada pela postura de liderança nas
ações administrativas e educacionais da escola. Primeiro, analisando brevemente a
evolução histórica da gestão educacional e sua implicação nos dias atuais. A seguir,
partindo de modelos de liderança criados por grandes líderes como Welch, Hunter,
Farber e Bernardinho, buscou-se definir o papel do líder dentro de uma instituição.
E, por fim traçando algumas características dos gestores líderes e relacionando os
benefícios da liderança na ação educacional. Assim, pode constatar-se que escolas
que possuem gestores líderes, e que proporcionam a formação de novos líderes,
conseguem mais facilmente atingir os objetivos propostos, uma vez que estes têm
papel fundamental para o bom andamento das atividades educacionais,
proporcionando ambiente propício à aprendizagem e ao crescimento pessoal e
profissional das pessoas envolvidas no processo ensino-aprendizagem. Através de
ações básicas como: servir, amar, respeitar, influenciar e lutar, o gestor líder
consegue estar mais próximo da realidade de cada aluno e da comunidade onde
está inserido, estabelecendo vínculos com a sociedade e conquistando, assim, o seu
respeito e admiração.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: