Blitz da educação JN no ar x gestão democrática: um estudo comparativo entre as conceituações de qualidade da educação
Visualizar/ Abrir
Data
2012-12-01Autor
Estormovski, Renata Cecilia
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho visa aprofundar as pesquisas em torno da temática da Qualidade da
Educação, apresentando um estudo comparativo entre duas formas pelas quais esta é
concebida nos espaços e tempos escolares: a abordagem trazida pelo Neoliberalismo
Educacional, ilustrada pela Blitz da Educação JN no Ar, e a ideação construída pela Gestão
Escolar Democrática. Os objetivos delineados para tal são conceituar, comparar e confrontar
estas concepções, a partir da compreensão de seu desenvolvimento histórico e de suas
concretizações na atualidade. Assim, baseando-se em uma pesquisa qualitativa, por meio do
método de Análise de Conteúdo, esta monografia realizou uma busca bibliográficadocumental
e, a partir destes, pôde-se comparar as conceituações de ambas e se obterem
conclusões. Nesta, constatou-se que a abordagem trazida pela Gestão Democrática engloba,
na constituição da Qualidade, as variadas facetas que compõe o cotidiano pedagógico, bem
como a abrangência de todos os atores da comunidade escolar na conceituação da mesma. Ao
contrário desta, a concepção baseada no ideário Neoliberal valoriza apenas um indicador
numérico, que advém de avaliações externas e que são ratificados na série contemplada nesta
análise. Assim, as compreensões demonstram-se como dicotômicas e adversas em sua gênese
e em seu desenvolvimento dentro dos ambientes escolares, demonstrando-se constitutivas de
significações contrárias e antagônicas.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: