Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRibas, João Francisco Magno
dc.creatorFagundes, Felipe Menezes
dc.date.accessioned2018-07-19T17:34:53Z
dc.date.available2018-07-19T17:34:53Z
dc.date.issued2017-06-27
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13858
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe Physical Education received many advances from 1980 and 1990 decades, several theoretical-epistemological studies placed the role of Brazilian Physical Education. However, few investigations had dedicated to search about teaching method, materializing element of this idealized context. About sports teaching method, the didactic organization, contemplating conditioned games as teaching tools, developed strongly, with base in critic to technical education. Among them, the method Teaching Games for Understanding have highlight, consolidating as one of first of decentralization approaches of technical teaching, prioritizing game dynamic comprehension in its teaching-learning process. With regards to understand internal logic of a sport, no knowledge area show as good structured as Motor Praxiology, revealing basic elements of these organizations. In this sense, this study aimed to articulate the knowledge of Motor Praxiology with concepts of methodological proposal of Teaching Games for Understanding. By means of theoretical research, we discussed and systematized these possibilities of articulation between praxiological knowledge, pedagogical principles, and structure of the method Teaching Games for Understand. We emphasized the contributions of praxiological concepts referents to motor action, praxis communication, internal logic and CAI Classification System, presenting them as development possibility of sport turned to comprehension of game internal logic.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino para compreensãopor
dc.subjectPraxiologia motrizpor
dc.subjectMétodo de ensinopor
dc.subjectPedagogia do esportepor
dc.subjectTeaching games for understandingeng
dc.subjectTeaching for comprehensioneng
dc.subjectMotor praxiologyeng
dc.subjectTeaching methodeng
dc.subjectSports pedagogy.eng
dc.titleArticulações iniciais entre a praxiologia motriz e o método teaching games for understanding: revendo conceitos do ensino para compreensãopor
dc.title.alternativeInitial articulation between motor praxiology and method teaching games for understanding: reviewing learn concepts for comprehensioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEducação Física - Licenciaturapor
dc.description.resumoMuitos avanços foram propostos para Educação Física a partir das décadas de 1980 e 1990, com diversos estudos teórico-epistemológicas que situaram o papel da Educação Física brasileira. Contudo, poucas investigações dedicaram-se a pesquisar sobre método de ensino, elemento materializador desse contexto pedagógico idealizado. No que se refere a método de ensino esportivo, as organizações didáticas que contemplam jogos condicionados como ferramenta didática desenvolveram-se veementemente, com base na crítica ao ensino tecnicista. Dentre eles, o método Teaching Games for Understanding tem destaque ao consolidar-se como uma das primeiras investidas de descentralização do ensino técnico, priorizando a compreensão da dinâmica do jogo em seu processo de ensino-aprendizagem. No que tange compreender a lógica interna de um esporte, nenhuma área de conhecimento apresenta-se tão bem estruturada quanto a Praxiologia Motriz, desvelando elementos básicos dessas organizações. Nesse sentido, esse estudo objetivou articular os conhecimentos da Praxiologia Motriz com os conceitos da proposta metodológica do Teaching Games for Understanding. Por meio de uma pesquisa teórica, discutiu-se e sistematizou-se essas possibilidades de articulação entre os conhecimentos praxiológicos, os princípios pedagógicos e as estruturas do método Teaching Games for Understanding, Salientou-se as contribuições dos conceitos praxiológicos referentes a ação motriz, comunicação práxica, lógica interna e Sistema de Classificação CAI, apresentando-se como uma possibilidade de desenvolvimento do esporte voltado à compreensão da lógica interna dos esportes.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples