Um framework para a distribuição e renderização de plantas em tempo-real para paisagens em larga escala
Fecha
2018-02-26Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A renderização de vegetação em terrenos virtuais é um problema importante em computação
gráfica pois as plantas compreendem uma parte predominante das paisagens naturais. Os principais
desafios técnicos estão associados à complexidade dos ecossistemas naturais e ao grande
número de elementos para distribuir e processar. Em particular, a distribuição de plantas é frequentemente
pré-computada, impondo longos tempos de iteração durante a edição e exigindo
considerável espaço de armazenamento. Com os avanços das GPUs modernas, é possível distribuir
as plantas em tempo de execução. Essa dissertação apresenta um framework em tempo-real
para preencher cenários virtuais com grama, arbustos e árvores. Ele é baseado em uma estrutura
de dados dependente da visão utilizada para solicitar, gerenciar e renderizar plantas dinamicamente.
As entradas do framework são o mapa de altura do terreno e os dados vetoriais que
representam restrições naturais e realizadas pelo homem que afetam a distribuição, tais como
como estradas, rios e lagos. Um algoritmo baseado em GPU avalia um conjunto de regras
de posicionamento utilizando texturas derivadas automaticamente dos dados de entrada para
determinar as distribuições de plantas. Os elementos gerados são agrupados e renderizados
dinamicamente utilizando instanciação de geometria em GPU. O framework permite a rápida
população de vastos terrenos com uma pequena sobrecarga de tempo de execução.
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