Riachos degradados: abordagem do problema na escola por meio da educação ambiental
Resumen
Os riachos são ambientes suscetíveis a impactos antrópicos negativos e precisam
ser preservados. A Educação Ambiental holística, se contextualizada e
transdisciplinar, proporciona a reflexão crítica sobre as questões socioambientais de
uma comunidade e subsídios à sensibilização dos sujeitos, por suas experiências e
aprendizagens, à preservação dos recursos naturais. Assim, a análise das questões
dos riachos degradados intermediada pela Educação Ambiental nas escolas,
objetivo geral desta pesquisa, é necessária à sensibilização dos estudantes à
preservação dos riachos. Os objetivos específicos são: propor estratégias à reflexão
crítica do tema riachos degradados; entender a importância da preservação dos
cursos d’água; desenvolver um estudo de caso com estudantes do primeiro ano do
Ensino Fundamental do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA) sobre
atitudes que minimizem impactos negativos aos riachos degradados. A metodologia
empregada consistiu no desenvolvimento de uma Situação de Estudo como
estratégia de ensino contextualizada, investigativa e questionadora, que possibilitou
vivências práticas, entre as quais, dinâmica, trilha ecológica e reflexões críticas
embasadas nas relações dialógicas sobre as questões dos riachos degradados. As
atividades aconteceram de maio a junho de 2011 e oportunizaram aos estudantes
analisar e repensar sua relação com a natureza e postura frente à preservação dos
riachos. Conclui-se que as Situações de Estudo são estratégias significativas às
abordagens de Educação Ambiental nas escolas e que os trabalhos na EFA
sensibilizaram os estudantes à preservação da integridade dos ecossistemas de
riacho e à proteção da sua biodiversidade.
Colecciones
- Educação Ambiental - EaD [323]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: