Qualidade na educação infantil: um desafio para a gestão escolar
Resumen
Esta pesquisa parte das concepções que profissionais de Educação Infantil, da rede
pública de Faxinal do Soturno-RS, tem a respeito da qualidade de ensino e a gestão
escolar. O presente estudo teve como propósito analisar as implicações da gestão
escolar na qualidade da Educação Infantil, bem como reconhecer a importância do
trabalho do gestor no processo educativo. E, ainda, buscou-se entender as
percepções dos professores sobre a influência da gestão no trabalho pedagógico.
Desse modo, o presente estudo tem como eixo articulador a gestão escolar e, como
base referencial, os discursos dos professores sobre esta temática, aliada à
qualidade na educação. Sabendo que a gestão escolar tem grande interferência na
organização do processo de produção do conhecimento, buscou-se estabelecer
relação com o brincar, pois, muitas vezes, é a partir da brincadeira que o
conhecimento acontece nesta fase da vida. Caracterizado como um estudo de caso,
em uma Escola de Educação Infantil, tendo caráter qualitativo, teve como sujeitos de
pesquisa seis professores que atuam em classes infantis. Analisando as categorias
que referendam este estudo, constatou-se que a qualidade da Educação Infantil é
reconhecida como um processo construído a cada dia, de forma conjunta. Mais
especificamente, esse conjunto é formado pela gestão escolar e o trabalho
pedagógico dos professores, formam um dueto indissociável ao caminho para a
obtenção da qualidade no ensino.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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