Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Liliana Soares
dc.creatorCherobini, Daniela
dc.date.accessioned2018-07-31T14:14:41Z
dc.date.available2018-07-31T14:14:41Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13960
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis research departs from the conceptions that professionals of Children’s Education, from the public school education in Faxinal do Soturno-RS, have about teaching quality and school management. The aim of this study was to analyze the implications of school management in Children’s Education quality, as well as to recognize the importance of the manager's work in the educational process. Besides, it was aimed to understand the teachers' perceptions about the influence of management on the pedagogic work. Thus, the study gets the school management as the articulating axis and the teachers' speeches about this theme as the referential basis, associated to education quality. Knowing that school management has a wide interference on the knowledge production process, it was aimed to establish a relationship with playing, because many times it is from playing that knowledge happens in this life period. This is characterized as a case study with a qualitative feature, in a Children’s Education School, there were six teachers as the research subjects who work in children’s classes. By analyzing the categories that countersign this study, it was verified that Children’s Education quality is recognized as a process under construction every day, in a collaborative way. More specifically, this group is formed by the school management and the teachers' pedagogic work, they form an inseparable duet struggling to obtain teaching quality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectChildren’s educationeng
dc.subjectQualityeng
dc.titleQualidade na educação infantil: um desafio para a gestão escolarpor
dc.title.alternativeChildren’s education quality: a challenge for the school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa parte das concepções que profissionais de Educação Infantil, da rede pública de Faxinal do Soturno-RS, tem a respeito da qualidade de ensino e a gestão escolar. O presente estudo teve como propósito analisar as implicações da gestão escolar na qualidade da Educação Infantil, bem como reconhecer a importância do trabalho do gestor no processo educativo. E, ainda, buscou-se entender as percepções dos professores sobre a influência da gestão no trabalho pedagógico. Desse modo, o presente estudo tem como eixo articulador a gestão escolar e, como base referencial, os discursos dos professores sobre esta temática, aliada à qualidade na educação. Sabendo que a gestão escolar tem grande interferência na organização do processo de produção do conhecimento, buscou-se estabelecer relação com o brincar, pois, muitas vezes, é a partir da brincadeira que o conhecimento acontece nesta fase da vida. Caracterizado como um estudo de caso, em uma Escola de Educação Infantil, tendo caráter qualitativo, teve como sujeitos de pesquisa seis professores que atuam em classes infantis. Analisando as categorias que referendam este estudo, constatou-se que a qualidade da Educação Infantil é reconhecida como um processo construído a cada dia, de forma conjunta. Mais especificamente, esse conjunto é formado pela gestão escolar e o trabalho pedagógico dos professores, formam um dueto indissociável ao caminho para a obtenção da qualidade no ensino.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto