dc.contributor.advisor | Ferreira, Liliana Soares | |
dc.creator | Cherobini, Daniela | |
dc.date.accessioned | 2018-07-31T14:14:41Z | |
dc.date.available | 2018-07-31T14:14:41Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13960 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This research departs from the conceptions that professionals of Children’s
Education, from the public school education in Faxinal do Soturno-RS, have about
teaching quality and school management. The aim of this study was to analyze the
implications of school management in Children’s Education quality, as well as to
recognize the importance of the manager's work in the educational process. Besides,
it was aimed to understand the teachers' perceptions about the influence of
management on the pedagogic work. Thus, the study gets the school management
as the articulating axis and the teachers' speeches about this theme as the referential
basis, associated to education quality. Knowing that school management has a wide
interference on the knowledge production process, it was aimed to establish a
relationship with playing, because many times it is from playing that knowledge
happens in this life period. This is characterized as a case study with a qualitative
feature, in a Children’s Education School, there were six teachers as the research
subjects who work in children’s classes. By analyzing the categories that countersign
this study, it was verified that Children’s Education quality is recognized as a process
under construction every day, in a collaborative way. More specifically, this group is
formed by the school management and the teachers' pedagogic work, they form an
inseparable duet struggling to obtain teaching quality. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Qualidade | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | Children’s education | eng |
dc.subject | Quality | eng |
dc.title | Qualidade na educação infantil: um desafio para a gestão escolar | por |
dc.title.alternative | Children’s education quality: a challenge for the school management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa parte das concepções que profissionais de Educação Infantil, da rede
pública de Faxinal do Soturno-RS, tem a respeito da qualidade de ensino e a gestão
escolar. O presente estudo teve como propósito analisar as implicações da gestão
escolar na qualidade da Educação Infantil, bem como reconhecer a importância do
trabalho do gestor no processo educativo. E, ainda, buscou-se entender as
percepções dos professores sobre a influência da gestão no trabalho pedagógico.
Desse modo, o presente estudo tem como eixo articulador a gestão escolar e, como
base referencial, os discursos dos professores sobre esta temática, aliada à
qualidade na educação. Sabendo que a gestão escolar tem grande interferência na
organização do processo de produção do conhecimento, buscou-se estabelecer
relação com o brincar, pois, muitas vezes, é a partir da brincadeira que o
conhecimento acontece nesta fase da vida. Caracterizado como um estudo de caso,
em uma Escola de Educação Infantil, tendo caráter qualitativo, teve como sujeitos de
pesquisa seis professores que atuam em classes infantis. Analisando as categorias
que referendam este estudo, constatou-se que a qualidade da Educação Infantil é
reconhecida como um processo construído a cada dia, de forma conjunta. Mais
especificamente, esse conjunto é formado pela gestão escolar e o trabalho
pedagógico dos professores, formam um dueto indissociável ao caminho para a
obtenção da qualidade no ensino. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |