Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Ana Cláudia de Oliveira da
dc.date.accessioned2018-09-04T15:33:29Z
dc.date.available2018-09-04T15:33:29Z
dc.date.issued2018-02-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14182
dc.description.abstractThe present work consists of a study of the fictional work of Salim Miguel, centered in the different figurative strategies used to blur the boundaries between life and work. More than an autobiographical and/or narcissistic gesture, this support that the writer seeks in vestiges, traces and fragments of his own past to create fictionally relates fundamentally to his aesthetic-literary conception: fiction as a re-creation in another universe, formed entirely by words, of an experience, known or lived. Literary writing is thus characterized as a kind of inter-place, which enables Salim Miguel to constantly come and go between the "reality of life" and the "reality of fiction", phenomena which, in his view, merge and become confused. In order to reflect on how this happens, were selected six representative works: A morte do tenente e outras mortes (1979), A vida breve de Sezefredo das Neves, poeta (1987), Primeiro de abril: narrativas da cadeia (1994), Onze de Biguaçu mais um (1997), Nur na escuridão (1999) and Reinvenção da Infância (2009). In such narratives, we identify these aspects that point to the urgent need to discuss the uncomfortable presence of the author in his text, reactivated in contemporary times by the concepts of self-fiction, "return of the author" and "biographical space”. From this analytical perspective, the objective of this work is to discuss the creation of a "self-made space" in Salim Miguel's work as a meeting place of the fictionist/collector with his own experience and, also, a place of re-creation of this threshold experience between the "act of living" and the "counting act".eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscrita de sipor
dc.subjectAutoficçãopor
dc.subjectFiguração de sipor
dc.subjectColecionadorpor
dc.subjectSalim Miguelpor
dc.subjectWriting the selfeng
dc.subjectSelf-fictioneng
dc.subjectFiguration the selfeng
dc.subjectCollectoreng
dc.titleViver e contar: “Espaço Autoficcional” como lugar de encontro na obra de Salim Miguelpor
dc.title.alternativeLive and count “Autofictional Space” as meeting place in the work of Salim Migueleng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em um estudo da obra ficcional de Salim Miguel, centrado nas diferentes estratégias de figuração de si utilizadas com vistas a embaralhar as fronteiras entre vida e obra. Mais do que um gesto autobiográfico e/ou narcisista, esse apoio que o escritor busca em vestígios, rastros e fragmentos do seu próprio passado para criar ficcionalmente relaciona-se, de maneira fundamental, à sua concepção estético-literária: a ficção como recriação em outro universo, formado inteiramente por palavras, de uma dada experiência, conhecida ou vivida. A escrita literária caracteriza-se, assim, como uma espécie de entre-lugar, que possibilita a Salim Miguel um constante ir e vir entre a “realidade da vida” e a “realidade da ficção”, fenômenos os quais, em seu entender, fundem-se e confundem-se. No intuito de refletir sobre como isso se dá, selecionamos seis obras representativas: A morte do tenente e outras mortes (1979), A vida breve de Sezefredo das Neves, poeta (1987), Primeiro de abril: narrativas da cadeia (1994), Onze de Biguaçu mais um (1997), Nur na escuridão (1999) e Reinvenção da Infância (2009). Em tais narrativas, sobressaem-se aspectos que apontam para a necessidade premente de debater a presença incômoda do autor em seu texto, reativada, na contemporaneidade, pelos conceitos de autoficção, “retorno do autor” e “espaço biográfico”. A partir dessa perspectiva analítica, objetivamos discutir a criação de um “espaço autoficcional” na obra de Salim Miguel como lugar de encontro do ficcionista/colecionador de histórias com a sua própria experiência e com o outro que comparte com ele um mesmo habitat social, constituindo-se, por fim, em lugar de recriação dessa experiência limiar entre o “ato de viver” e o “ato de contar”.por
dc.contributor.advisor1Santos, Pedro Brum
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8231452052035761por
dc.contributor.referee1Mello, Ana Maria Lisboa de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7152160610346996por
dc.contributor.referee2Coronel, Luciana Paiva
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7954506203630545por
dc.contributor.referee3Scherer, Amanda Eloina
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0683532681929143por
dc.contributor.referee4Montemezzo, Luciana Ferrari
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4901993158818284por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5329243617221780por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International