Gestão educacional e autonomia: os desafios do professor gestor na educação infantil
Fecha
2011-09-17Autor
Duraczinski, Veridiana Pereira
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa teve como propósito investigar e analisar como a relação das palavras Gestão Educacional e Autonomia são vistas pelas professoras de Educação Infantil, no âmbito escolar, assim como constatar qual o entendimento sobre o papel e atitudes de um gestor e de um professor-gestor, na área da educação infantil. A pesquisa foi realizada através de entrevistas com as professoras, e ainda, com pesquisas em diferentes meios e materiais disponíveis. Este estudo foi realizado em uma escola municipal de Educação Infantil localizada em Santa Maria - RS, que atende em sua maioria alunos de classe baixa. Ao longo da pesquisa surgiram inúmeros questionamentos sobre o tema, que vieram a contribuir com a pesquisa a qual teve abordagem qualitativa, sob a perspectiva procedimental de um estudo de caso. Para a realização da pesquisa realizou-se entrevistas que foram semi – estruturadas. Os dados coletados a partir das entrevistas foram analisados e mostraram além da insegurança, desestímulo e desinteresse das professoras, pois elas identificam e reconhecem que as decisões já vêm pré-determinadas pela direção, e que isso não faz parte de uma gestão democrática. Conclui-se que ainda existe muito a se fazer para que os professores compreendam e exerçam seu papel dentro das escolas; para que os professores tenham uma formação continuada e busquem informações e formação para compreender melhor o que é uma gestão democrática; e que tenham um diálogo aberto com a direção da escola, com os pais e a comunidade para realização de uma prática coerente.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: