Formação de professores: desafios e possibilidades da integração das TIC às práticas de pesquisa
Resumo
A presente pesquisa se encontra na Área de Concentração de Tecnologias Educacionais em Rede
para Inovação e Democratização da Educação, na linha de pesquisa de Gestão em Tecnologias
Educacionais em Rede, e traz, como temática principal, a integração das Tecnologias da Informação e
Comunicação (TIC) às Práticas de Pesquisa, buscando analisar em que medida estas podem auxiliar
na formação de profissionais da que buscam à docência, de maneira a transpor desafios de ensinoaprendizagem
através da investigação-ação. Através de oficinas de formação, divididas em cinco
tópicos que abordam diferentes ferramentas tecnológicas como recursos pedagógicos, ministradas
presencialmente e com atividades à distância, de forma complementar, objetivou-se incentivar e
analisar as possíveis contribuições da proposta. Em um primeiro momento, as oficinas foram ofertadas
aos alunos do Programa Especial de Graduação - Formação de Professores para a Educação
Profissional e Tecnológica - da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na disciplina Práticas de
Investigação no Ensino como Princípio Educativo e, posteriormente, foram abertas para os professores
da rede municipal de ensino de Santa Maria bem como, para professores e graduandos de cursos de
licenciatura da UFSM, através de edital disponibilizado pela Secretaria de Educação. O período de
desenvolvimento foi de dois semestres, sendo o primeiro semestre de 2016 dedicado ao PEG, e o
segundo à rede municipal de ensino e aos cursos de licenciatura. A coleta de se deu através das
atividades desenvolvidas pelos cursistas na plataforma Moodle, de registros de observações em aula
e de questionários com perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados e discussão dos resultados
apontam desafios e possibilidades da integração das TIC nas Práticas de Pesquisa e demonstram a
relevância de processos de formação que abordem tanto novas tecnologias quanto a prática da
pesquisa como princípio formativo para o profissional educador. Como produto final deste trabalho, foi
elaborado um material didático em formato de e-book, a partir das oficinas, para ampla divulgação, de
maneira a garantir a disseminação das informações e permitir que outros profissionais da área possam,
quem sabe, valer-se desta produção.
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