As contribuições da gestão escolar na produção dos conhecimentos dos educadores da infância
Resumo
O presente trabalho apresenta a pesquisa desenvolvida no curso de especialização
em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na
cidade de Santa Maria/RS. Nesta pesquisa buscou-se compreender as perspectivas
da Gestão Escolar no momento atual em relação à formação continuada dos
educadores da infância, bem como as contribuições da educação infantil e de seus
profissionais para o desenvolvimento das crianças menores de seis anos. O objetivo
geral da pesquisa consiste em conhecer as formas pelas quais a gestão escolar do
Núcleo de Educação Infantil Ipê Amarelo, da Universidade Federal de Santa Maria,
contribui com a produção do conhecimento docente no contexto da formação
continuada para a atuação com crianças entre um e cinco anos. A metodologia da
pesquisa adota uma abordagem qualitativa caracterizada como investigação no
contexto escolar. Como métodos, utiliza a pesquisa bibliográfica, a observação
participante, o questionário aberto e a entrevista estruturada. Como resultados foi
evidenciado que ainda falta clareza por parte dos educadores sobre a importância
da busca constante por novos conhecimentos como forma de qualificar o trabalho
docente. No entanto, é possível concluir que o Núcleo de Educação Infantil Ipê
Amarelo é um espaço que oportuniza diversas situações de aprendizagens para
alunos, pais e educadores. Também indica que sua Gestão Escolar necessita
investir mais neste potencial através da formação continuada, principalmente aos
educadores que ali atuam, considerando que esta instituição encontra-se em um
espaço universitário e funciona como um projeto de ensino, pesquisa e extensão.
Coleções
- Gestão Educacional [292]
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