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dc.contributor.advisorZambon, Luciana Bagolin
dc.creatorPastorio, Eduardo
dc.date.accessioned2018-10-09T14:59:04Z
dc.date.available2018-10-09T14:59:04Z
dc.date.issued2018-06-30
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14500
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe objective of this work is to identify the challenges and possibilities of the School Sector Coordination Sector (Field Education) within the context of the São Gabriel/RS Municipal Education Department. Field Education is in the process of being consolidated as a teaching modality and educational policies, being developed in the country's educational institutions. In the delimitation of this research, in the case of the municipality of São Gabriel/RS, the work advances to approximately 600 students, in 8 Schools of the Field, offering the stages of Early Childhood Education to Elementary School. The methodology used was a case study, with documentary research in sectors of the public administration and with semi-structured interviews, with servers and secretarial staff, as well as with the directors of the educational institutions of the field, seeking the collection and after systematization of the information relevant to meet the proposed objectives. As a result, we identified the organization and functioning of the Municipal Education Department, specifying the positions and sectors as well as the responsibilities of each one, delimiting it in the administrative sphere (Executive Branch) of the municipality of São Gabriel/RS. In addition, it specified/delimited the possibilities and challenges of the Sector of Coordination of the Schools of the Field, exposing the details/difficulties of the work of management and the actions/projects developed (2017/2018). At the end, proposals were presented for work in the field sector, which remain as suggestions for other realities of Field Education Management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectCoordenação das escolas do campopor
dc.subjectEscolas do campopor
dc.subjectSecretaria municipal de educaçãopor
dc.subjectSão Gabriel/RSpor
dc.titleA educação do campo na secretaria municipal de educação: o caso do município de São Gabriel/RSpor
dc.title.alternativeThe education of the field in the municipal secretariat of education: the case of the municipality of São Gabriel/RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo identificar os desafios e as possibilidades do Setor de Coordenação das Escolas do Campo (Educação do Campo), dentro do contexto da Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel/RS. A Educação do Campo encontra-se em processo de consolidação, enquanto modalidade de ensino e políticas educacionais, sendo desenvolvida nas instituições de ensino do país. Na delimitação desta pesquisa, no caso do município de São Gabriel/RS, o trabalho avança para aproximadamente 600 alunos, em 8 Escolas do Campo, ofertando as etapas de Educação Infantil à Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi de estudo de caso, com pesquisas documentais em setores da administração pública e com entrevistas semi-estruturadas, com servidores e funcionários de secretarias, bem como com os diretores das instituições de ensino do campo, buscando a coleta e posterior sistematização das informações relevantes para a atender aos objetivos propostos. Como resultados, identificou-se a organização e funcionamento da Secretaria Municipal de Educação, especificando os cargos e setores bem como as atribuições de cada um deles, delimitando-a na esfera administrativa (Poder Executivo) do município de São Gabriel/RS. Além disso, especificou/delimitou as possibilidades e desafios do Setor de Coordenação das Escolas do Campo, expondo as detalhes/dificuldades do trabalho de gestão e das ações/projetos desenvolvidos (2017/2018). Ao final, foi apresentado propostas de trabalho no setor do campo, que ficam como sugestões para outras realidades de Gestão de Educação do Campo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [951]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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