dc.contributor.advisor | Zambon, Luciana Bagolin | |
dc.creator | Pastorio, Eduardo | |
dc.date.accessioned | 2018-10-09T14:59:04Z | |
dc.date.available | 2018-10-09T14:59:04Z | |
dc.date.issued | 2018-06-30 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14500 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The objective of this work is to identify the challenges and possibilities of the School
Sector Coordination Sector (Field Education) within the context of the São
Gabriel/RS Municipal Education Department. Field Education is in the process of
being consolidated as a teaching modality and educational policies, being developed
in the country's educational institutions. In the delimitation of this research, in the
case of the municipality of São Gabriel/RS, the work advances to approximately 600
students, in 8 Schools of the Field, offering the stages of Early Childhood Education
to Elementary School. The methodology used was a case study, with documentary
research in sectors of the public administration and with semi-structured interviews,
with servers and secretarial staff, as well as with the directors of the educational
institutions of the field, seeking the collection and after systematization of the
information relevant to meet the proposed objectives. As a result, we identified the
organization and functioning of the Municipal Education Department, specifying the
positions and sectors as well as the responsibilities of each one, delimiting it in the
administrative sphere (Executive Branch) of the municipality of São Gabriel/RS. In
addition, it specified/delimited the possibilities and challenges of the Sector of
Coordination of the Schools of the Field, exposing the details/difficulties of the work
of management and the actions/projects developed (2017/2018). At the end,
proposals were presented for work in the field sector, which remain as suggestions
for other realities of Field Education Management. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação do campo | por |
dc.subject | Coordenação das escolas do campo | por |
dc.subject | Escolas do campo | por |
dc.subject | Secretaria municipal de educação | por |
dc.subject | São Gabriel/RS | por |
dc.title | A educação do campo na secretaria municipal de educação: o caso do município de São Gabriel/RS | por |
dc.title.alternative | The education of the field in the municipal secretariat of education: the case of the municipality of São Gabriel/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo identificar os desafios e as possibilidades do Setor
de Coordenação das Escolas do Campo (Educação do Campo), dentro do contexto
da Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel/RS. A Educação do Campo
encontra-se em processo de consolidação, enquanto modalidade de ensino e
políticas educacionais, sendo desenvolvida nas instituições de ensino do país. Na
delimitação desta pesquisa, no caso do município de São Gabriel/RS, o trabalho
avança para aproximadamente 600 alunos, em 8 Escolas do Campo, ofertando as
etapas de Educação Infantil à Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi de
estudo de caso, com pesquisas documentais em setores da administração pública e
com entrevistas semi-estruturadas, com servidores e funcionários de secretarias,
bem como com os diretores das instituições de ensino do campo, buscando a coleta
e posterior sistematização das informações relevantes para a atender aos objetivos
propostos. Como resultados, identificou-se a organização e funcionamento da
Secretaria Municipal de Educação, especificando os cargos e setores bem como as
atribuições de cada um deles, delimitando-a na esfera administrativa (Poder
Executivo) do município de São Gabriel/RS. Além disso, especificou/delimitou as
possibilidades e desafios do Setor de Coordenação das Escolas do Campo,
expondo as detalhes/dificuldades do trabalho de gestão e das ações/projetos
desenvolvidos (2017/2018). Ao final, foi apresentado propostas de trabalho no setor
do campo, que ficam como sugestões para outras realidades de Gestão de
Educação do Campo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |