Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrug, Hugo Norberto
dc.creatorRosa, Viviane Tunes da
dc.date.accessioned2018-10-17T15:30:24Z
dc.date.available2018-10-17T15:30:24Z
dc.date.issued2009-12-22
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14578
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2009.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEducação física escolarpor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectClubespor
dc.titleA educação física organizada em forma de clubes no ensino médio e seus procedimentos metodológicospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoObjetivamos analisar as contribuições que os procedimentos metodológicos, utilizados na prática pedagógica de educadores, desenvolvidos na Educação Física organizada em forma de clubes no Ensino Médio, em quatro escolas da rede estadual de ensino na cidade de Santa Maria-RS, trazem, para que se tenha uma Educação comprometida com a qualidade do ensino e com o significado na vida do aluno, enquanto conhecimento cultural. A metodologia caracterizou-se com uma pesquisa qualitativa com enfoque fenomenológico sob a forma de estudo de caso. Os participantes do estudo foram quatro docentes de Educação Física no Ensino Médio, em quatro escolas da rede estadual de ensino, em que este componente curricular está organizado em forma de clubes, na cidade de Santa Maria-RS. O instrumento para a coleta de informações foi uma entrevista semiestruturada. Para a análise e interpretação das informações foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que os procedimentos metodológicos utilizados na prática pedagógica, na maioria das escolas, estão centrados na execução de atividades relacionadas ao desporto; há tentativas insuficientes de fomentar outros elementos da cultura corporal; a estrutura em forma de clubes favorece o aprendizado de parcelas da cultura corporal; e há a necessidade de desenvolver os conteúdos de forma conceitual, procedimental e atitudinal.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto