dc.contributor.advisor | Krug, Hugo Norberto | |
dc.creator | Rosa, Viviane Tunes da | |
dc.date.accessioned | 2018-10-17T15:30:24Z | |
dc.date.available | 2018-10-17T15:30:24Z | |
dc.date.issued | 2009-12-22 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14578 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2009. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Educação física escolar | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Clubes | por |
dc.title | A educação física organizada em forma de clubes no ensino médio e seus procedimentos metodológicos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Objetivamos analisar as contribuições que os procedimentos metodológicos, utilizados na prática pedagógica de
educadores, desenvolvidos na Educação Física organizada em forma de clubes no Ensino Médio, em quatro
escolas da rede estadual de ensino na cidade de Santa Maria-RS, trazem, para que se tenha uma Educação
comprometida com a qualidade do ensino e com o significado na vida do aluno, enquanto conhecimento cultural.
A metodologia caracterizou-se com uma pesquisa qualitativa com enfoque fenomenológico sob a forma de
estudo de caso. Os participantes do estudo foram quatro docentes de Educação Física no Ensino Médio, em
quatro escolas da rede estadual de ensino, em que este componente curricular está organizado em forma de
clubes, na cidade de Santa Maria-RS. O instrumento para a coleta de informações foi uma entrevista semiestruturada.
Para a análise e interpretação das informações foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados
evidenciaram que os procedimentos metodológicos utilizados na prática pedagógica, na maioria das escolas,
estão centrados na execução de atividades relacionadas ao desporto; há tentativas insuficientes de fomentar
outros elementos da cultura corporal; a estrutura em forma de clubes favorece o aprendizado de parcelas da cultura corporal; e há a necessidade de desenvolver os conteúdos de forma conceitual, procedimental e atitudinal. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |